No label found for: logo.title
No label found for: logo.title

A Daikin lança novas unidades de ventilação com recuperação de calor

A Daikin atualizou as suas gamas de unidades de ventilação com recuperação de calor VAM e VKM de forma a incluírem sensores de CO2 e filtros de ar opcionais, que conseguem reduzir a perda de energia e manter uma elevada qualidade do ar em ambientes comerciais. De simples e rápida instalação, as novas unidades proporcionam arrefecimento noturno gratuito, quando fazem parte de uma solução completa de climatização, reduzindo, assim, ainda mais os custos de funcionamento e as emissões de CO2.

Estas inovações mais recentes da Daikin dão resposta à crescente importância da ventilação integrada nos projectos dos sistemas de ar condicionado dos edifícios. À medida que os regulamentos dos edifícios continuam a tornar as normas de eficiência energética mais rigorosas na vertente do projecto, os níveis de isolamento têm vindo a crescer. Isto significa que os edifícios se tornaram mais herméticos, reduzindo a circulação de ar novo, resultando em baixos níveis de oxigénio e um maior potencial para alergias, odores e formação de condensação.

As novas gamas de ventilação VAM-FB, VKM-GB e VKM-GBM da Daikin, permitem uma ventilação de baixo consumo energético, utilizando a recuperação de calor e o arrefecimento noturno gratuito, para criar ambientes interiores saudáveis para escritórios, pequenos hotéis, lojas e outros edifícios comerciais.

Sensores de CO2 opcionais reduzem a perda de energia e filtros de ar finos e médios melhoram a qualidade do ar
Todas as unidades da nova série podem ser equipadas com um sensor de CO2 para evitar a perda de energia através de ventilação excessiva, reduzindo a intensidade ou mesmo desligando a unidade se os níveis de CO2 descerem abaixo de um nível definido pelo utilizador. Quando os níveis de CO2 detectados, forem demasiado elevados, a qualidade do ar é mantida reiniciando a ventilação.

É possível equipar as unidades VAM-FB com filtros de ar médios e finos  (M6, F7 e F8) opcionais, que cumprem os regulamentos europeus referentes à classificação de filtros de ar (EN779:2012), melhorando ainda mais a qualidade do ar e dando resposta às necessidades dos utilizadores finais ou cumprindo a legislação local.

Instalação rápida e fácil
Os instaladores vão achar a instalação mais rápida, graças ao ajuste simples do caudal de ar nominal com o controlo remoto. Até 15 incrementos de velocidade para cada velocidade do ventilador, permitem um ajuste preciso e uma menor necessidade de aplicação de registo de ar, em comparação com as instalações tradicionais. Além disso, as resistências eléctricas (opcionais) da Daikin, alargam o intervalo de funcionamento das unidades abaixo dos -15 °C ao pré-aquecer o ar novo admitido, assegurando uma instalação muito mais fácil do que as resistências eléctricas, estando a recorrer à aquisição de resistências eléctricas no mercado.

Poupar energia com a recuperação de calor e o arrefecimento noturno gratuito
Tal como com as gamas VAM e VKM anteriores, a recuperação de calor é de série e permite poupar até 40% de energia, em comparação com os sistemas tradicionais onde tenhamos a entrada de ar novo não aquecido num edifício. As unidades VKM-GB também podem pré-condicionar o ar de entrada e as unidades VKM-GBM podem humidificá-lo, para manter os níveis de conforto. As unidades também podem ser usadas de forma independente ou ser integradas nos sistemas Sky Air e VRV da Daikin, como parte de uma solução de climatização completa, com a vantagem acrescida do arrefecimento noturno gratuito, que reduz substancialmente os custos de funcionamento e as emissões de CO2.

Uma solução de ventilação total
As novas séries VAM-FB, VKM-GB e VKM-GBM da Daikin são a solução ideal para aplicações comerciais mais pequenas. Unidades co mpactas e silenciosas, com a possibilidade de integração dos novos sensores de CO2 das unidades e os filtros opcionais, podem ajudar a melhorar a qualidade do ar e o conforto dos utilizadores dos edifícios. Além disso, também permitem alguns dos maiores níveis de eficiência energética do mercado, através da recuperação de calor e do arrefecimento noturno gratuito, quando fazem parte de uma solução integral de controlo de climatização.