No label found for: logo.title
No label found for: logo.title

Qual o significado de COP e EER?

A designação, ou termo COP  (coeficiente de performance) e EER (relação de eficiência energética) quantificam a eficiência energética do equipamento de ar condicionado,  quando este está a operar no regime de aquecimento e arrefecimento, respectivamente. Estes índices, quantificam a relação entre a energia térmica gerada, aquecimento ou arrefecimento, e a quantidade de energia eléctrica absorvida ou consumida para a produzir. Assim sendo, se um aparelho de ar condicionado, bomba de calor,  gera uma potência térmica, calor, de 5kW e simultaneamente tem um consumo de energia eléctrica de 1kW, então o seu COP é de 5,0. Da mesma forma, se um equipamento ar condicionado, disponibilizar uma potência térmica em arrefecimento de 5kW, tendo por base um consumo de energia eléctrica de 1 kW, então o seu EER é de 5,0. Quanto maiores forem os valores de COP e EER, o mais eficiente do ponto de vista energético será o equipamento.

A Daikin é um membro certificado da comissão EUROVENT – uma prestigiada organização internacional de fabricantes, cujo principal compromisso é a validação e certificação e consequentemente a melhoria das características e especificações do equipamentos de ar condicionado em todo o mercado Europeu.
Para apoiar e validar este processo, os produtos dos fabricantes membros da Eurovent, são submetidos a rigorosos testes, conduzidos em laboratórios independentes. Com a  participação da Daikin, neste programa de testes, é prestada  mais uma garantia ao cliente, assegurando que os valores de COP e EER indicados, são valores precisos em sem quaisquer margens para dúvida.