Finding_ideal_temperature_home.jpg

Uma bomba de calor com pavimento radiante: a forma mais eficiente de aquecer

Atualmente, ao escolher um sistema de aquecimento, não é apenas o conforto que conta, a durabilidade é também um fator importante. Por esse motivo, várias famílias optam por uma bomba de calor, frequentemente combinada com pavimento radiante. Neste artigo vai poder descobrir exatamente o que torna esta combinação tão interessante.

Porquê optar por uma bomba de calor?

Uma bomba de calor é um sistema que recorre maioritariamente à energia ao ar ambiente para aquecer a sua habitação. Esta energia não só é totalmente gratuita, como também é renovável e, portanto, duradoura e sustentável. Além do ar ambiente, existem também sistemas que podem extrair energia das águas subterrâneas ou do solo, dependendo do tipo de bomba de calor.

Assim, trata-se de energia limpa e inesgotável, quando comparada com os combustíveis fósseis. Com uma bomba de calor, a sua pegada ecológica é, portanto, menor do que com uma caldeira tradicional. Resumindo: ao optar por uma bomba de calor, está a optar por um futuro mais verde.

Bomba de calor de baixa temperatura

É possível combinar uma bomba de calor com diferentes tipos de sistemas emissores de calor, como radiadores e ventilo-convetores. Atualmente, a opção mais eficiente é o pavimento radiante, que consiste em tubagens com água quente integradas no piso. O pavimento radiante funciona a baixa temperatura, ou seja, com água entre 25 e 45 ºC.

Assim, a bomba de calor, que neste caso é uma bomba de calor de baixa temperatura, não necessita de aquecer tanto a água que circula nas tubagens do pavimento radiante, quando comparado com um sistema tradicional, o que significa que uma bomba de calor de baixa temperatura com pavimento radiante consome menos energia do que um sistema tradicional de bomba de calor de alta temperatura com radiadores. E este aspeto faz-se notar de imediato nos gastos, visto que, hoje em dia, a combinação de uma bomba de calor de baixa temperatura com pavimento radiante é a forma mais económica de aquecer uma casa.

Sem perdas no conforto

Aquecer de forma eficiente é um aspeto importante, mas o conforto também é, obviamente, essencial. Com um sistema de pavimento radiante, este aspeto fica garantido e poderá desfrutar sempre de uma temperatura agradável em sua casa. O pavimento radiante distribui o calor de modo uniforme na divisão onde se encontra. E como o pavimento radiante aquece ligeiramente o piso, consegue ainda mimar os seus pés: pode pôr de lado as meias e pantufas e simplesmente andar descalço em casa!

Mais vantagens do pavimento radiante

O pavimento radiante não só é eficiente e confortável, como também é completamente invisível. Na verdade, uma vez que as tubagens estão escondidas no chão, este sistema não tem elementos visualmente incomodativos, como os radiadores.

Assim, pode contar com mais espaço livre nas divisões da sua casa, para usar como entender. É um verdadeiro sonho para os amantes da decoração de interiores!

Um bom isolamento é fundamental

É extremamente importante saber que o pavimento radiante só funciona de forma otimizada e eficiente numa habitação que esteja bem isolada. Por esse motivo, os sistemas de pavimento radiante são, por norma, instalados apenas em casas novas. Deste modo, não só é possível instalar facilmente as tubagens necessárias debaixo do chão, como também isolar da melhor forma o telhado, as paredes exteriores, o chão, os vidros, as janelas e as portas.

Já ponderou uma combinação com painéis solares?

Tal como explicámos, uma bomba de calor de baixa temperatura com pavimento radiante é a forma mais eficiente de aquecer uma casa. Gostaria de poupar ainda mais na fatura de eletricidade? Nesse caso, os painéis solares podem ser uma alternativa interessante. A energia verde que pode gerar autonomamente com painéis solares pode ser utilizada para alimentar a sua bomba de calor, por forma a consumir menos eletricidade da rede. Em alguns casos, chega a ser possível operar a bomba de calor quase exclusivamente com a eletricidade gerada por si. Mais sustentável e económico é impossível!

Ainda tem dúvidas ou questões? Entre em contacto connosco para mais informações. Teremos todo o gosto em ajudá-lo!

Artigos relacionados