Ar condicionado Daikin

Com que frequência um sistema de ar condicionado requer manutenção?

Para saber se o seu sistema de ar condicionado necessita de manutenção, precisa de reconhecer os sinais que indicam que uma unidade não está a funcionar corretamente. Continue a ler para saber mais.

As manutenções periódicas são obrigatórias?

Para saber se o seu sistema de ar condicionado deve respeitar manutenções periódicas obrigatórias, precisa de consultar a capacidade de fluido frigorigéneo da unidade. Se a unidade contiver menos de três quilogramas de fluido frigorigéneo, a manutenção não é necessária. Se a capacidade do seu sistema de ar condicionado for superior, aplicam-se as seguintes regras:

  • 5 TCO2 de fluido frigorigéneo : a manutenção anual é necessária

  • 50 TCO2 de fluido frigorigéneo: a unidade requer uma manutenção periódica a cada seis meses

  • 500 TCO2 de fluido frigorigéneo: a unidade requer uma manutenção periódica a cada três meses

Como pode saber se um sistema de ar condicionado requer manutenção?

Embora possa não ser obrigatório efetuar manutenção regular, por vezes estas são necessárias. Mesmo que não existam defeitos visíveis, recomendamos que verifique o ar condicionado uma vez por ano, no mínimo, para garantir o melhor desempenho possível. Estes são os sinais a que deve estar atento, pois podem indicar que o sistema de ar condicionado requer manutenção imediata.

  • Se a unidade produzir mais ruído do que o habitual, os filtros poderão estar entupidos. Limpe a unidade removendo o pó com um aspirador. Se o ruído persistir ou se ouvir um barulho ou um estrondo, pode haver um problema mecânico.

  • Se um sistema de ar condicionado demorar mais tempo a climatizar uma divisão, o nível de refrigerante está demasiado baixo.

  • Se reparar que os custos energéticos do sistema de ar condicionado estão mais elevados, a unidade poderá não ter sido instalada corretamente ou está a necessitar de manutenção e deve ser verificada.

Contacte o especialista indicado

Se o seu sistema de ar condicionado necessitar de assistência, recomendamos que contacte um instalador certificado.

Encontre um instalador da Daikin na sua região preenchendo o formulário.

 

Artigos relacionados