Com que prazos deve contar ao instalar uma bomba de calor?

Decidiu instalar uma bomba de calor em sua casa? É uma excelente ideia! Assim, poderá aquecer a sua habitação de forma duradoura, sustentável e eficiente, desfrutando de um clima confortável ao longo de todo o ano. Mas a instalação de uma bomba de calor não se faz da noite para o dia. Trata-se de um processo trabalhoso que requer algum planeamento. Vamos começar pelo início.

Escolher a bomba de calor certa

Tudo começa, naturalmente, por escolher o tipo de bomba de calor que vai instalar. Existem quatro tipos diferentes de soluções, em função da fonte de calor e do sistema de distribuição:

  • Bomba de calor ar-ar

  • Bomba de calor ar-água

  • Bomba de calor geotérmica

  • Bomba de calor água-água

Cada tipo de bomba de calor tem as suas vantagens e desvantagens. Além disso, cada uma oferece também inúmeras opções e possibilidades. No caso das bombas de calor ar-água, por exemplo, é possível optar por um sistema de baixa temperatura ou de alta temperatura. Nas bombas de calor ar-ar pode escolher entre um sistema Split ou Multisplit, sem referir também os diferentes modelos de unidades interiores que tem ao seu dispor.

Em todo o caso, é essencial que se informe bem sobre todas as opções possíveis. Não tome decisões precipitadas; é preferível que demore algum tempo e que se aconselhe devidamente antes de fazer uma escolha.

Casa nova ou renovação?

Infelizmente, instalar uma bomba de calor é um pouco mais complexo do que ligar um eletrodoméstico à corrente. A instalação de uma bomba está muitas vezes incluída num projeto de nova construção ou de obras de renovação profundas. Neste contexto, a coordenação e o planeamento são indispensáveis, dado que alguns trabalhos não podem ser executados antes de completar outros primeiro. Em grande parte dos casos poderá ser preciso reforçar o isolamento na sua habitação. Caso pretende instalar um sistema de pavimento radiante, naturalmente que também terá de alocar tempo suficiente para o efeito. A duração exata de todo o processo depende muito da extensão dos trabalhos e da disponibilidade do pessoal especializado que é contratado.

As obras podem exigir licenciamento

Para as bombas de calor mais complexas poderá ter de contar com trabalhos adicionais. Uma bomba de calor geotérmica, por exemplo, requer uma rede de tubagens (verticais ou horizontais) no seu jardim, cuja construção tem de ser notificada às autoridades locais competentes, exigindo, em alguns casos, uma licença ambiental.

Por sua vez, no caso de uma bomba de calor água-água, é necessário fazer um furo, o que exige uma autorização das entidades responsáveis pela gestão da água. Gostaríamos ainda de adiantar que este tipo de bomba de calor não é uma escolha frequente entre os clientes particulares.

Instalação num dia

Os trabalhos de preparação já estão planeados? Excelente! Nesse caso já pode agendar a instalação da sua bomba de calor com um instalador certificado. Sempre que possível, contacte o instalador com a devida antecedência, uma vez que a agenda pode estar preenchida e ser difícil conseguir fazer o agendamento.

Com a instalação propriamente dita não terá de se preocupar. A duração exata dos trabalhos depende do tipo de bomba de calor e da estrutura da sua casa, mas, em geral, é possível concluir a instalação no prazo de um ou dois dias úteis.

Ainda tem dúvidas ou questões relacionadas com a instalação de uma bomba de calor? Entre em contacto com um especialista certificado perto de si.

Artigos relacionados