FWXM-ATV3_ip1.jpg

O que são exatamente os ventilo-convectores?

Gostaria de construir ou renovar a sua casa? Seja numa renovação ou numa construção nova, é provável que, em termos de aquecimento, pretenda uma solução que seja tão prática quanto eficiente, de modo a poder desfrutar da temperatura ideal ao longo de todo o ano. Mais quais são as opções que tem ao dispor? Além dos tradicionais radiadores e do pavimento radiante, que provavelmente já conhece, pode optar também por ventilo-convetores. Esta solução conjuga o design com um aquecimento eficiente e de baixo consumo energético. Assim poderá contar com o conforto ideal ao longo de todo o ano.

O que é um ventilo-convector?

Um ventilo-convetor é um equipamento que injeta ar quente na sua habitação, com a ajuda de um ventilador. Este sistema inteligente é denominado de ‘emissor’, uma vez que pode ser ligado a uma bomba de calor ar-água.

Ao ligar um ventilo-convetor a uma bomba de calor ar-água, a energia é retirada do ar exterior, através da unidade exterior da bomba de calor, e é conduzida para o interior através de tubagens, sendo por sua vez libertada no espaço pelo ventilo- convetor, aquecendo o espaço.

O princípio de funcionamento de um ventilo-convetor é diferente do princípio de um radiador. Nas tubagens de um radiador é necessário um fluxo continuo de água a alta temperatura (65 a 70 ºC), para distribuir o calor por radiação. Por seu lado, um ventilo-convetor funciona com uma temperatura de água muito baixa (cerca de 35 ºC) e distribui o calor através do movimento do ventilador que está dentro do equipamento.

Caso isso o faça pensar de imediato em ventilo-convetores grandes, antigos, ruidosos e sujos, como os que era habitual encontrar em edifícios de escritórios, pode ficar descansado, pois embora apresentem níveis de desempenho elevados, os ventilo-convetores atuais têm um formato reduzido. E além de compactos, são também extremamente discretos. Podem ser instalados na parede, tal como os radiadores tradicionais, mas também podem ser colocados mais acima ou mesmo integrados em tetos falsos.

E as vantagens não se ficam por aqui: se combinar os ventilo-convetores com uma bomba de calor reversível, não só pode aquecer a sua casa no inverno, como também arrefecê-la no verão. Nesse caso, o ventilo-convetor irá distribui ar frio na sua habitação. Não parece prático?

Porquê optar por ventilo-convectores?

São inúmeras as vantagens da mais recente geração de ventilo-convetores. Uma das principais é o facto de o aparelho funcionar a temperaturas muito baixas, o que permitirá fazer grandes poupanças na fatura da eletricidade. E não nos devemos esquecer que o menor consumo energético é também vantajoso para o ambiente.

Outra das vantagens é o design. Os aparelhos volumosos frequentemente utilizados em escritórios fazem parte do passado. Atualmente, os ventilo-convetores são compactos, discretos e estão disponíveis em versões elegantes, havendo, com toda a certeza, um modelo adequado ao interior da sua casa.

Por último, graças ao seu sistema de ventilação, um ventilo-convetor consegue aquecer uma habitação muito mais rapidamente do que um radiador tradicional, podendo também arrefecê-la de forma igualmente rápida no verão. O controlo remoto bastante prático garante facilidade de utilização, permitindo-lhe operar os seus ventilo-convetores de uma forma rápida, simples e eficaz.

Deseja conhecer a nossa oferta de ventilo-convectores? Ou procura aconselhamento especializado? Não hesite em entrar em contacto connosco para mais informações.

Artigos relacionados