Finding_ideal_temperature_home.jpg

Aquecimento por piso radiante, também possível para projetos de renovação?

Na hora de escolher o sistema de aquecimento adequado para a sua casa, o conforto já não é o único critério de seleção: a durabilidade também desempenha um papel fundamental. Muitas famílias optam por uma bomba de calor, que muitas vezes combinam com um sistema de aquecimento por piso radiante. Por que essa combinação é tão interessante? Descubra neste artigo!

Porquê uma bomba de calor?

Uma bomba de calor é um sistema que usa o calor encontrado na natureza para aquecer sua casa. Este calor não só é totalmente gratuito, como também é renovável e, portanto, totalmente sustentável. O tipo de bomba de calor determina a fonte de calor do sistema: ar ambiente, água subterrânea ou solo.

Ao contrário dos combustíveis fósseis, essa energia é limpa e inesgotável. Com uma bomba de calor, você vê sua pegada ecológica significativamente reduzida em comparação com o uso de uma caldeira tradicional. Então você vai entender: optar por uma bomba de calor significa olhar para um futuro mais verde.

Uma bomba de calor de baixa temperatura

A vantagem do sistema de bomba de calor é que pode combiná-lo com diferentes emissores de calor, como radiadores ou convetores. Actualmente, o pavimento radiante, este sistema em que os tubos de água quente percorrem o chão da habitação, está a revelar-se a combinação mais eficaz, uma vez que o pavimento radiante funciona a baixa temperatura, ou seja, com água aquecida entre 25°C e 45°C.

Uma bomba de calor conectada a tal emissor de calor deve, portanto, aquecer a água a uma temperatura mais baixa do que os sistemas tradicionais e, portanto, consumirá menos energia do que uma bomba de calor de alta temperatura. Uma diferença que se faz sentir sobretudo na conta: a combinação da bomba de calor de baixa temperatura com o piso radiante é hoje o sistema de aquecimento mais económico.

Não se afaste do seu conforto

Aquecimento eficiente é uma coisa, mas não vamos esquecer outro ponto crucial: o conforto de sua vida! Felizmente, você não precisa se preocupar com um sistema de piso aquecido. Desfruta de uma temperatura agradável em toda a casa, porque o piso radiante distribui o calor uniformemente por cada divisão.

Como o calor vem do chão, seu piso ou ladrilho permanece ligeiramente quente o tempo todo. Não há necessidade de usar chinelos ou meias grandes para proteger os pezinhos do frio: você pode andar pela casa descalço!

As outras vantagens do aquecimento de piso

Outra vantagem do piso radiante é que é totalmente invisível. Os tubos são colocados antes do solo e tornam-se um com o solo. Chega de elementos visualmente “perturbadores”, como radiadores que “estragam” o seu belo interior.

Pense também em quanto espaço você libera, que pode ser arranjado de acordo com seu gosto. Perfeito para quem gosta de seguir a moda de interiores.

E quanto à importância do isolamento em tudo isso?

Para utilizar o aquecimento por piso radiante de forma ideal, é importante que a sua casa esteja, antes de mais nada, bem isolada. Este sistema é geralmente instalado em construções novas, porque os tubos podem ser mais facilmente colocados, mas também porque o telhado, as paredes exteriores, o chão, os vidros, as portas e janelas da construção cumprem as normas mais recentes.

Já pensou em instalar painéis solares?

Como dissemos, uma bomba de calor de baixa temperatura e um sistema de aquecimento por piso radiante são a combinação mais eficiente e económica em termos energéticos até agora. E se disséssemos que ainda é possível reduzir o valor da sua conta de energia, mais especificamente de eletricidade? Como? ”Ou“ O quê? Ao instalar painéis solares, claro! A energia verde produzida por esses painéis pode alimentar parcialmente sua bomba de calor, de forma que você consiga menos energia da rede. Em alguns casos, é até possível fazer funcionar a bomba de calor apenas com a eletricidade produzida. Impossível ser mais ecológico!

Ainda tem dúvidas? Não hesite em nos contactar para mais informações. Teremos o maior prazer em ajudá-lo!

Au sujet de cet article

Publié le :

17 octobre 2020

Artigos relacionados