
A Daikin forneceu recentemente 8 chillers de condensação a água ao CERN, para garantir o arrefecimento do projecto LHC (Large Hadron Collider) de Alta Luminosidade.
O projecto LHC de Alta Luminosidade ambiciona melhorar o desempenho do LHC para aumentar o potencial de descobertas após 2029. A finalidade do projeto é aumentar a luminosidade integrada 10 vezes além do valor projetado para o LHC, o que permitirá reunir um volume maior de dados e observações de processos raros, dado que o aumento da luminosidade tornará o LHC mais potente.
Produtos instalados
4x EWWH-VZ
4x EWWS-J
Capacidade total de arrefecimento: 3,8 MW
Sobre o projeto
O Large Hadron Collider (LHC) é o acelerador de partículas mais potente alguma vez construído. O acelerador está situado num túnel a 100 m de profundidade no CERN, o laboratório europeu de física de partículas, localizado na fronteira franco-suíça perto de Genebra, na Suíça. O acelerador de 27 km de comprimento é utilizado para fornecer elevados níveis de energia a feixes de partículas, antes de estas serem forçadas a colidir. O processo fornece aos físicos pistas sobre a interação entre partículas, assim como informações sobre as leis elementares da natureza.
Para ampliar o desempenho do acelerador, será necessário aumentar a luminosidade. A luminosidade é um indicador importante do desempenho de um acelerador, sendo proporcional ao número de colisões que ocorrem num determinado período de tempo e permitindo recolher mais dados nas experiências.
Mais sobre o projeto
Mais potência significa mais dados, mas também implica mais calor a remover, de modo a garantir a fiabilidade do equipamento utilizado nas experiências
— e é essa a finalidade dos chillers de parafuso inverter de condensação a água que foram fornecidos. Asseguram arrefecimento que será usado para dissipar o calor gerado pelo aumento da luminosidade no Large Hadron Collider.
Para além de arrefecimento em larga escala e precisão no controlo da temperatura, este projeto tinha também os seguintes requisitos:
- fiabilidade absoluta;
- soluções energeticamente eficientes, sobretudo perante o atual aumento do custo da energia em todo o mundo; e
- cumprimento dos regulamentos e das metas de sustentabilidade ambiental.
Sobre a solução fornecida pela Daikin
As unidades de parafuso de condensação a água fornecidas pela Daikin com fluidos frigorigéneos de baixo GWP cumpriam todos estes requisitos. As séries VZ e J da Daikin satisfizeram na perfeição as necessidades do CERN, graças à tecnologia de compressor monoparafuso desenvolvida internamente pela Daikin, a qual garante níveis de eficiência excecionalmente elevados.
Para além da eficiência energética, o impacto ambiental também foi considerado, utilizando unidades com fluido frigorigéneo R-1234ze e R-513A, ambos com valores de GWP (potencial de aquecimento global) reduzidos.
O compressor monoparafuso recentemente remodelado da Daikin destaca-se por proporcionar um desempenho excecional, com uma pegada compacta. Isto deve-se ao novo perfil de parafuso que permite que o compressor seja otimizado na perfeição para operações com fluidos frigorigéneos de baixo GWP.
O compressor monoparafuso também ajudou a melhorar a fiabilidade do sistema de AVAC.
A Daikin tem um historial de liderança na área dos chillers de compressor monoparafuso, que têm sido instalados em todo o mundo ao longo dos últimos 20 anos.
O compressor monoparafuso da Daikin é conhecido pela sua eficiência. Ao contrário dos compressores de parafuso padrão, utiliza uma engrenagem de parafuso principal com rotor de estrela duplo para produzir um volume correspondente ao ciclo de compressão. Devido ao rotor principal, que é equilibrado nas direções radial e axial, o rolamento do compressor é extremamente fiável. Por esta razão, a sua vida útil pode ser significativamente superior à de outros compressores de parafuso. Adicionalmente, tem apenas três peças móveis, o que minimiza a possibilidade de falha e mantém os custos de funcionamento reduzidos.