
A Daikin forneceu recentemente um chiller para um grande hospital em Omã. A capacidade do hospital foi ampliada com a inauguração de uma nova ala, o que exigiu integrar um novo chiller no sistema de AVAC, de modo a satisfazer a maior necessidade de refrigeração do edifício. Neste projeto, era essencial encontrar uma solução com tecnologia avançada capaz de satisfazer as necessidades das instalações na perfeição.
Produtos instalados
1x EWAD MZ
Capacidade de arrefecimento: 610 kW
Acerca dos produtos e do projeto
O principal requisito deste projeto era a fiabilidade da nova unidade, uma vez que irá operar num ambiente corrosivo e de alta temperatura (entre 46 e 52 ºC), perto do mar.
A fiabilidade é uma característica essencial neste tipo de ambiente, sobretudo num chiller instalado num hospital. Para além disso, a eficiência energética era um aspeto também muito importante, o que fez com que o hospital escolhesse uma unidade de parafuso inverter, para poder garantir níveis elevados de eficiência a qualquer momento.
Por último, o hospital precisava de uma unidade com uma pegada compacta, algo que a Daikin conseguiu alcançar com uma unidade capaz de providenciar a capacidade de arrefecimento requerida com uma pegada inferior à concorrência.
Mais sobre o produto
Um chiller da série MZ foi a solução ideal para as necessidades do hospital. Esta série foi criada para combinar a eficiência comprovada do compressor de parafuso inverter da Daikin, sobretudo com carga parcial, e a fiabilidade da integração do inverter arrefecido a fluido frigorigéneo diretamente no compressor. Esta característica permite que os componentes eletrónicos do inverter sejam refrigerados pelo fluido frigorigéneo no circuito do chiller, protegendo o inverter da temperatura ambiente, da altitude e também dos poluentes, poeira ou areia existentes no ar.
Leia mais aqui para conhecer melhor o inverter arrefecido a fluido frigorigéneo da Daikin
A série MZ foi também concebida especificamente para operar no Médio Oriente, visto ter sido projetada para suportar temperaturas elevadas e elementos corrosivos comuns nesta região do mundo.
A Daikin cumpriu os requisitos de eficiência do projeto graças a uma solução que tira partido da tecnologia de inverter, de modo a garantir o melhor desempenho possível, independentemente da necessidade de refrigeração do edifício.
De facto, a tecnologia de inverter significa que os chillers MZ instalados estarão à altura de diferentes requisitos de carga, em quaisquer circunstâncias. O inverter modula continuamente a velocidade do motor do compressor, assegurando um excelente controlo da capacidade e proporcionando valores de eficiência de carga parcial impressionantes, assim como poupanças energéticas substanciais.
A Daikin tem um historial de liderança na área dos chillers de compressor monoparafuso, que têm sido instalados em todo o mundo ao longo dos últimos 20 anos.
O compressor de parafuso da Daikin é conhecido pela sua eficiência, oferecendo um nível muito elevado de fiabilidade. Comparado com um compressor de parafuso padrão, utiliza uma engrenagem de parafuso principal com rotor de estrela duplo para produzir um volume correspondente ao ciclo de compressão. Devido ao rotor principal, que é equilibrado nas direções radial e axial, o rolamento do compressor é extremamente fiável. Por esta razão, a sua vida útil pode ser superior à de outros compressores de parafuso. O compressor monoparafuso tem apenas três peças móveis, o que reduz a possibilidade de falha e mantém os custos de funcionamento reduzidos.