Volume Variável do Refrigerante

Volume Variável do Refrigerante

Inventado por nós, duplicado por muitos.

Com o Volume variável do fluido frigorigéneo (VRV), a Daikin continua a liderar o mercado no fornecimento de soluções de mudança climática eficientes e confortáveis.

VRV, apresentação de uma nova era de eficiência energética

Quando a Daikin lançou o sistema de ar condicionado VRV em 1982, apresentou a primeira utilização mundial de controlo do volume variável de fluido frigorigéneo. Também designado como VRF, o fluxo variável de fluido frigorigéneo é uma tecnologia que faz circular apenas a quantidade mínima de fluido frigorigéneo necessária durante um só período de aquecimento ou arrefecimento. Este mecanismo introduziu a oportunidade de os utilizadores finais controlarem individualmente várias zonas de ar condicionado em simultâneo.

*VRV é uma marca comercial da Daikin Industries, Ltd.

innovation_VRF_1982_710x460.png

VRV 1982

vrv_logo_710x460.png

VRV vs. VRF

VRV e VRF (fluxo variável do fluido frigorigéneo), são duas designações diferentes para a mesma tecnologia. Porque VRV é uma marca comercial da Daikin Industries, Ltd., todas as outras empresas que copiam esta tecnologia designam-na VRF.

Como funciona o VRV?

VRV é uma tecnologia que faz alternar o volume de fluido frigorigéneo num sistema para corresponder aos requisitos precisos de um edifício. Apenas é necessária uma quantidade mínima de energia para um sistema manter as temperaturas definidas e assegurar que o mesmo se desliga automaticamente quando não são detetadas pessoas numa divisão. Este mecanismo exclusivo alcança uma maior sustentabilidade a longo prazo, sendo que os utilizadores finais poupam em custos de energia e reduzem as emissões de carbono do sistema.

Com até 64 unidades interiores ligadas a 1 unidade exterior, o sistema VRV funciona de modo semelhante a um sistema Multi-Split. Cada unidade interior individual determina a capacidade necessária com base na temperatura interior atual e na temperatura solicitada a partir do controlo remoto (set point).

A solicitação total entre todas as unidades interiores determina de que modo a unidade exterior ajusta o volume de fluido frigorigéneo e a temperatura em conformidade. Fornecendo apenas o arrefecimento ou aquecimento necessário, o compressor inverter continua a poupar uma grande quantidade de energia durante o funcionamento do VRV.

VRF_howdoesVRFwork.png
Innovation_VRF_1530x545.jpg

A evolução do VRV

Deste o lançamento do nosso primeiro sistema VRV, adicionámos continuamente novas funcionalidades para corresponder às necessidades do mercado em desenvolvimento. Desde o aumento da capacidade de carga à integração de mais tecnologias de recuperação, continuamos a melhorar o nosso sistema VRV para alcançar o melhor nível de conforto, eficiência e fiabilidade.

Pioneiro na indústria AVAC

Explore a história do VRV e descubra de que modo este continua a moldar o futuro da indústria AVAC-R.

1982

O início de uma nova era

A Daikin desenvolveu o VRV: o primeiro sistema de ar condicionado Multi-Split do mundo para edifícios comerciais. Antes do surgimento do VRV, o controlo individual de zonas para o ar condicionado era considerado um grande desafio. O lançamento do VRV alterou substancialmente as expetativas para os sistemas de ar condicionado criados para edifícios comerciais.

caudal de fluido frigorigéneo variável

1987

Introdução do VRV na Europa

1990

A unidade exterior flexível

A Daikin desenvolve o sistema de ar condicionado VRV de condensação a água. Esta unidade é uma alternativa ideal quando as unidades VRV de condensação a ar não podem ser utilizadas devido ao comprimento das tubagens de fluido frigorigéneo.

A unidade exterior flexível

1990

O melhor em conforto

Com a tecnologia de recuperação de calor, o sistema de ar condicionado VRV alcança aquecimento e arrefecimento em simultâneo com apenas uma unidade exterior. A Daikin também melhora as suas tecnologias para corresponder às necessidades de conforto de todas as pessoas e regiões do mundo.

1999

Processo de substituição rápido e fácil

A Daikin desenvolve tecnologias de substituição para simplificar o processo de instalação do VRV. Ao substituir apenas as unidades interiores e exteriores, os instaladores podem reutilizar outros componentes, tais como tubagens.

Proporcionar ar fresco e um ambiente refrescante a regiões extremamente quentes

Com foco no Médio Oriente, a Daikin personaliza o VRV para se tornar mais compatível com climas que atingem 50 °C ou mais.

 

2004

A série VRV S expande a gama de produtos VRV para incluir o setor comercial ligeiro

2007

Proporcionar aquecimento a regiões extremamente frias

A Daikin desenvolve uma bomba de calor muito eficiente para sistemas de ar condicionado VRV. Este sistema destina-se a regiões onde as temperaturas baixam até -25 °C.

2015

A Daikin lança a série VRV IV i, a primeira unidade exterior VRV “invisível”

O que a Daikin acabou por criar foi uma abordagem única ao ar condicionado. Atualmente, tornou-se um dos dois tipos de sistemas de ar condicionado, com e sem condutas, do mundo. A Daikin será sempre pioneira no ar condicionado, sendo que continua a expandir este novo padrão em todo o mundo.

Saiba mais sobre a nossa atual gama e tecnologias