Skip to main content

Volume Variável do Refrigerante

Inventado por nós, duplicado por muitos.

Com o Volume variável do fluido frigorigéneo (VRV), a Daikin continua a liderar o mercado no fornecimento de soluções de mudança climática eficientes e confortáveis.

VRV, apresentação de uma nova era de eficiência energética

Quando a Daikin lançou o sistema de ar condicionado VRV em 1982, apresentou a primeira utilização mundial de controlo do volume variável de fluido frigorigéneo. Também designado como VRF, o fluxo variável de fluido frigorigéneo é uma tecnologia que faz circular apenas a quantidade mínima de fluido frigorigéneo necessária durante um só período de aquecimento ou arrefecimento. Este mecanismo introduziu a oportunidade de os utilizadores finais controlarem individualmente várias zonas de ar condicionado em simultâneo.

*VRV é uma marca comercial da Daikin Industries, Ltd.

VRV 1982

VRV vs. VRF

VRV e VRF (fluxo variável do fluido frigorigéneo), são duas designações diferentes para a mesma tecnologia. Porque VRV é uma marca comercial da Daikin Industries, Ltd., todas as outras empresas que copiam esta tecnologia designam-na VRF.

Como funciona o VRV?

VRV é uma tecnologia que faz alternar o volume de fluido frigorigéneo num sistema para corresponder aos requisitos precisos de um edifício. Apenas é necessária uma quantidade mínima de energia para um sistema manter as temperaturas definidas e assegurar que o mesmo se desliga automaticamente quando não são detetadas pessoas numa divisão. Este mecanismo exclusivo alcança uma maior sustentabilidade a longo prazo, sendo que os utilizadores finais poupam em custos de energia e reduzem as emissões de carbono do sistema.

Com até 64 unidades interiores ligadas a 1 unidade exterior, o sistema VRV funciona de modo semelhante a um sistema Multi-Split. Cada unidade interior individual determina a capacidade necessária com base na temperatura interior atual e na temperatura solicitada a partir do controlo remoto (set point).

A solicitação total entre todas as unidades interiores determina de que modo a unidade exterior ajusta o volume de fluido frigorigéneo e a temperatura em conformidade. Fornecendo apenas o arrefecimento ou aquecimento necessário, o compressor inverter continua a poupar uma grande quantidade de energia durante o funcionamento do VRV.

bg-image

A evolução do VRV

Deste o lançamento do nosso primeiro sistema VRV, adicionámos continuamente novas funcionalidades para corresponder às necessidades do mercado em desenvolvimento. Desde o aumento da capacidade de carga à integração de mais tecnologias de recuperação, continuamos a melhorar o nosso sistema VRV para alcançar o melhor nível de conforto, eficiência e fiabilidade.

Pioneiro na indústria AVAC

Explore a história do VRV e descubra de que modo este continua a moldar o futuro da indústria AVAC-R.

1982

O início de uma nova era

A Daikin desenvolveu o VRV: o primeiro sistema de ar condicionado Multi-Split do mundo para edifícios comerciais. Antes do surgimento do VRV, o controlo individual de zonas para o ar condicionado era considerado um grande desafio. O lançamento do VRV alterou substancialmente as expetativas para os sistemas de ar condicionado criados para edifícios comerciais.

caudal de fluido frigorigéneo variável

1987

Introdução do VRV na Europa

1990

A unidade exterior flexível

A Daikin desenvolve o sistema de ar condicionado VRV de condensação a água. Esta unidade é uma alternativa ideal quando as unidades VRV de condensação a ar não podem ser utilizadas devido ao comprimento das tubagens de fluido frigorigéneo.

A unidade exterior flexível

1990

O melhor em conforto

Com a tecnologia de recuperação de calor, o sistema de ar condicionado VRV alcança aquecimento e arrefecimento em simultâneo com apenas uma unidade exterior. A Daikin também melhora as suas tecnologias para corresponder às necessidades de conforto de todas as pessoas e regiões do mundo.

1999

Processo de substituição rápido e fácil

A Daikin desenvolve tecnologias de substituição para simplificar o processo de instalação do VRV. Ao substituir apenas as unidades interiores e exteriores, os instaladores podem reutilizar outros componentes, tais como tubagens.

Proporcionar ar fresco e um ambiente refrescante a regiões extremamente quentes

Com foco no Médio Oriente, a Daikin personaliza o VRV para se tornar mais compatível com climas que atingem 50 °C ou mais.

 

2004

A série VRV S expande a gama de produtos VRV para incluir o setor comercial ligeiro

2007

Proporcionar aquecimento a regiões extremamente frias

A Daikin desenvolve uma bomba de calor muito eficiente para sistemas de ar condicionado VRV. Este sistema destina-se a regiões onde as temperaturas baixam até -25 °C.

2015

A Daikin lança a série VRV IV i, a primeira unidade exterior VRV “invisível”

O que a Daikin acabou por criar foi uma abordagem única ao ar condicionado. Atualmente, tornou-se um dos dois tipos de sistemas de ar condicionado, com e sem condutas, do mundo. A Daikin será sempre pioneira no ar condicionado, sendo que continua a expandir este novo padrão em todo o mundo.

2019

A Daikin lança a VRV IV+

Totalmente otimizada para eficiência sazonal, esta fama é totalmente desenvolvida de acordo com a diretiva eco.
Alcançando os maiores níveis de eficiência sazonal, medidos com as unidades interiores mais vendidas, esta gama VRV continua a ser líder em tecnologia VRF

2020

Série VRV 5 S

Unidade totalmente redesenhada para fluido frigorigéneo R-32
Mais fácil de manusear e com uma instalação mais flexível do que nunca!

2022 Recuperação de calor VRV 5

Concebido especificamente para promover a descarbonização dos edifícios comerciais.

Saiba mais sobre a nossa atual gama e tecnologias

Encontre mais informações

Centro de Experiência Virtual

Precisa de ajuda?

Encontre mais informações

Centro de Experiência Virtual

Precisa de ajuda?

Encontre mais informações

Centro de Experiência Virtual

Precisa de ajuda?