Pode ficar doente devido ao ar condicionado?

Apenas um sistema de ar condicionado com uma má manutenção pode torná-lo doente. Um sistema de ar condicionado com uma boa manutenção é um contributo seguro para um ambiente mais saudável.

Humidade
Uma vez que controla os níveis de humidade, a propagação de bolores e ácaros do pó é reduzida. O ar condicionado mantém os níveis de humidade entre 40 e 60%, o que é benéfico para as pessoas com problemas de alergias.

Ventilação
O ar condicionado pode ter ventilação integrada. A ventilação mecânica está a tornar-se cada vez mais importante devido à forma como as casas são atualmente construídas. O fornecimento de ar novo prevenirá o síndrome de edifício doente.

Filtragem
Todas as unidades estão equipadas com um filtro. O tipo de filtro depende do sistema e das necessidades do cliente. A eficácia do filtro estende-se desde a captação de pó e partículas até pó fino e pólen, bactérias, vírus e odores e até micróbios e fumos.
É essencial substituir os filtros num determinado período. Quando se substituem os filtros demasiado tarde corre-se o risco de os filtros já saturados começarem a distribuir bactérias em vez de as captarem.

Corrente de ar
Quando o equipamento é regulado para o nível correto não existirão correntes de ar. Esta é uma tarefa para os especialistas e deve ser determinado por um instalador. Um sistema com uma capacidade demasiado baixa não conseguirá alcançar a temperatura desejada. Um sistema com uma capacidade demasiado elevada provocará correntes de ar e flutuação de temperatura.