O que é a eficiência sazonal (SCOP e SEER)

Eficiência sazonal

A eficiência sazonal é uma nova forma de medir a verdadeira eficiência energética da tecnologia de aquecimento e arrefecimento, ao longo de todo o ano. Esta nova medida concede uma indicação mais realista da eficiência energética e do impacto ambiental de um sistema.

O novo método de classificação da eficiência energética é promovido pela Diretiva da União Europeia relativa a produtos relacionados com a energia (ErP) (Diretiva Eco-design) que especifica os requisitos mínimos de conceção ecológica que os fabricantes têm de integrar nos respetivos produtos que utilizam energia.

A eficiência sazonal exige um novo sistema de classificação para os produtos de aquecimento e arrefecimento, que tem de ser utilizado por todos os fabricantes. Este consiste em:

  • O valor da relação de eficiência energética sazonal (SEER) em arrefecimento
  • O valor do coeficiente de performance sazonal (SCOP) em aquecimento

Novas classificações sazonais

As novas classificações sazonais refletem o verdadeiro consumo de energia de uma bomba de calor, com base na eficiência energética ao longo de um ano inteiro. O SEER e o SCOP medem o consumo de energia anual e a eficiência na utilização diária normal. A longo prazo, estes parâmetros consideram as flutuações de temperatura e os períodos de standby para conceder uma indicação clara e fiável da eficiência energética típica ao longo de uma estação completa de aquecimento ou arrefecimento.

Os produtos Daikin estão em conformidade com a Diretiva ErP porque foram concebidos em prol da eficiência sazonal. A Daikin dispõe de uma gama completa de produtos de ar condicionado otimizados para as novas classificações de eficiência sazonal.