Skip to main content

Qual é a diferença entre calor sensível e calor latente?

Nos sistemas de ar condicionado são relevantes duas formas de calor:

  • calor sensível
  • calor latente

Calor sensível

Quando um objeto é aquecido, a respetiva temperatura sobe à medida que o calor é adicionado. O aumento de calor é designado calor sensível. De igual forma, quando o calor é removido de um objeto e a respetiva temperatura cai, o calor removido é também designado calor sensível. O calor que causa a alteração de temperatura num objeto é designada calor sensível.

 

Calor latente

Todas as substâncias puras na natureza são capazes de alterar o seu estado. Os sólidos podem tornar-se líquidos (de gelo para água) e os líquidos podem tornar-se gases (de água para vapor) mas as alterações como esta requerem a adição ou remoção de calor. O calor que causa estas alterações é designado calor latente.

No entanto, o calor latente não afeta a temperatura de uma substância - por exemplo, a água permanece a 100°C enquanto ferve. O calor adicionado para manter a água a ferver é calor latente. O calor que causa a alteração do estado sem alteração da temperatura é designado calor latente.

É fundamental a valorização desta diferença para compreender por que razão um refrigerante é utilizado nos sistemas de refrigeração. Explica também por que razão os termos "capacidade total" (calor sensível e latente) e "capacidade sensível" são usados para definir a capacidade de arrefecimento de uma unidade. Durante o ciclo de arrefecimento, forma-se condensação dentro da unidade devido à remoção de calor latente do ar. A capacidade sensível é a capacidade necessária para baixar a temperatura e a capacidade latente é a capacidade para rmover a humidade do ar.

Encontre mais informações

Centro de Experiência Virtual

Precisa de ajuda?

Encontre mais informações

Centro de Experiência Virtual

Precisa de ajuda?

Encontre mais informações

Centro de Experiência Virtual

Precisa de ajuda?