A Daikin Europe ganha o Prémio Foreign Investment Trophy of the Year

A Daikin Europe N.V. orgulha-se de anunciar que ganhou o Prémio Foreign Investment Trophy of the Year, atribuído pela Flanders Investment and Trade (FIT).  Este prémio é um reconhecimento do importante compromisso da Daikin Europe para com a Flanders e a Europa, sublinhado pelo seu investimento de 140 milhões de euros num centro global de investigação e desenvolvimento de bombas de calor em Ghent, Bélgica.

Bruxelas, 22 de março de 2022 – A Daikin Europe ganha o Prémio Foreign Investment Trophy 2022 pelo seu novo centro de investigação EMEA Development Center (EDC) em Ghent, uma nova instalação de investigação de última geração que se tornará uma das jóias da coroa da rede global de I&D da Daikin.
O centro de investigação acolherá a investigação e o desenvolvimento globais da empresa no domínio de bombas de calor e das tecnologias sustentáveis da cadeia de frio, um elemento-chave para a transição da Europa para um continente neutro em termos climáticos. O investimento no EDC faz parte do plano Fusion 2025 da Daikin para se tornar uma empresa líder em soluções sustentáveis de aquecimento e arrefecimento.

 

ForeignInvestmentTrophy2022.jpg
Daikin Europe premiada com o Foreign Investment Trophy 2022 atribuído pela Flanders Investment and Trade. Copyrights: Daikin Europe / Solange Aleixo

Local R&D and production for the European market

A Daikin tem uma longa história de investimentos na Flanders. Em 1973, a empresa japonesa criou a sua primeira unidade de produção europeia na cidade de Ostende. Hoje, este local é a sede da empresa para todas as suas atividades na Europa, Médio Oriente e África, e um dos principais centros de produção e I&D da empresa para o mercado europeu, empregando mais de 2000 pessoas. "A nossa política de grupo sempre foi produzir localmente e investir numa cadeia de valor curta, que é um pouco atípica na nossa indústria", diz Wim De Schacht, vice-presidente da Daikin Europe. "Este prémio reconhece esse esforço, e temos muita honra em recebê-lo."

 

Mr De Schacht - Vice President_Low.jpg
Laurent Van Thournout.jpg

Centro global de especialização em tecnologia de bomba de calor

A Daikin Industries Limited, empresa-mãe da Daikin Europe N.V., desenvolve uma visão ambiental global para ser neutra em carbono até 2050. O novo Centro de Desenvolvimento EMEA (EDC) faz parte do plano da empresa de se tornar a empresa de referência global em tecnologias de bombas de calor. A Daikin Europe já estava na vanguarda do grupo e assumirá agora formalmente o papel de desenvolvimento global.

O Centro de Desenvolvimento EMEA será construído no Parque Tecnológico de Ghent, na Bélgica, e deverá estar operacional até 2024. O novo edifício reunirá todas as pessoas de I&D da Daikin na Bélgica num único local, onde poderão trabalhar em estreita colaboração com a Universidade de Ghent. "É o nosso objetivo criar um ambiente de trabalho emocionante e inspirador, com abertura para a cocriação. As nossas inovações de aquecimento são o resultado da investigação em tecnologia de bombas de calor combinada com a Internet das Coisas e Inteligência Artificial", diz Laurent Van Thournout, Diretor-geral Adjunto do Centro de Desenvolvimento EMEA, "e essa combinação oferece oportunidades para desenvolver novos modelos de negócios. É por isso que um andar do nosso edifício será dedicado a start-ups e spin-offs, que podem beneficiar da concentração de know-how e experiência que irá gerar."

 

Liderar o caminho para um continente neutro em termos climáticos

O Centro de Desenvolvimento EMEA faz parte de um plano de investimento maior no âmbito do plano Fusion 2025 da Daikin. Entre 2021 e 2025, a empresa investirá nada menos que 840 milhões de euros em toda a região EMEA.

O mercado europeu do aquecimento é desafiado a optar por soluções de aquecimento isentas de combustíveis fósseis ao abrigo do Green Deal da UE. "Acreditamos firmemente que a tecnologia de bombas de calor será fundamental para tornar o continente europeu neutro em termos climáticos até 2050. Através dos nossos investimentos, estamos a reforçar a nossa posição de liderança no mercado, permitindo-nos contribuir para a transição para soluções de aquecimento e arrefecimento sustentáveis e isentas de combustíveis fósseis", conclui Wim De Schacht.

 

Flanders Investment and Trade

Os Prémios Foreign Investment Trophy são organizados todos os anos pela Flanders Investment and Trade (FIT) para colocar em destaque as empresas estrangeiras que estão a fazer investimentos excecionais na Flanders. A Daikin Europe já recebeu o Toféu "Lifetime Achievement" em 2019 e foi nomeada para o Troféu de Investimento Estrangeiro do Ano em 2017.

"O nosso novo centro de Investigação e Desenvolvimento em Ghent inspirará e reunirá as pessoas para desenvolver inovações para um futuro mais saudável e sustentável. Quero agradecer à Flanders Investment and Trade pelo reconhecimento do nosso trabalho árduo", disse o Sr. Minaka, Presidente da Daikin Europe N.V.

 

Copyrights Pictures: Daikin Europe / Solange Aleixo

Mr Minaka - Chairman_Low.jpg
Sobre a Daikin
Preocupamo-nos com o ar. Utilizamos os nossos anos de experiência em ar condicionado e a nossa paixão por tecnologias inovadoras para que o ar que respiramos seja o melhor possível. E queremos fazer isso ao mesmo tempo que cuidamos do ambiente e protegemos as gerações futuras. Até 2050, a Daikin ambiciona ser neutra em termos de carbono em todas as suas ações e nos produtos e soluções que vende. Esta é a nossa missão na Daikin.
 
Daikin Europe N.V.
A Daikin Europe N.V. é uma subsidiária da Daikin Industries Ltd. e um dos principais produtores europeus de unidades de ar condicionado, bombas de calor, purificadores do ar e equipamento de refrigeração, com cerca de 13 000 colaboradores nas suas 24 filiais na EMEA. Possui 14 instalações de produção principais na Bélgica, República Checa, Alemanha, Itália, Espanha, Turquia, Áustria e no Reino Unido. A sede do Daikin Europe Group é na Bélgica, com escritórios em Ostend, Ghent e Bruxelas. A empresa foi criada em 1973. A Daikin emprega mais de 2200 colaboradores em território belga.
 
Líder de mercado em tecnologia de bombas de calor na Europa
Com mais de 90 anos de experiência na indústria de aquecimento e ar condicionado, a Daikin é líder de mercado em tecnologia de bombas de calor. A empresa é reconhecida pelo Daikin VRV para aplicações comerciais e pela série Daikin Altherma para aplicações de aquecimento privadas. Mais de 85% dos dispositivos para o mercado europeu são também produzidos na Europa.
 
Fornecedor de soluções completas de AVAC e Refrigeração
O vasto portefólio de produtos da Daikin permite personalizar as soluções a todas as necessidades do cliente em termos de aquecimento, ventilação, ar condicionado, purificação do ar e refrigeração. Nos últimos anos, a Daikin complementou o seu portefólio de produtos e expandiu amplamente a sua presença no mercado na Europa em tecnologia de bombas de calor, assim como em refrigeração comercial e industrial. Em 2016, a Daikin Europe N.V. adquiriu a Zanotti S.p.A., o fabricante italiano de refrigeração industrial e de transporte. Em fevereiro de 2018, a Tewis Smart Systems S.L. juntou-se ao Grupo. A Tewis é uma das empresas líderes em Espanha para soluções de refrigeração padronizadas e específicas ao cliente, incluindo soluções de CO2. No início de 2019, a Daikin Europe N.V. adquiriu a empresa de refrigeração austríaca AHT.
 
Sobre a Daikin Industries Ltd.
A Daikin Industries Ltd. está sedeada em Osaka, Japão, e emprega cerca de 80 000 pessoas em todo o mundo, tendo realizado vendas de cerca de 18,5 mil milhões de euros no ano fiscal de 2020 (abril 2020 – março 2021). A empresa é líder no mercado mundial em bombas de calor e em sistemas de ar condicionado, assim como em filtração do ar. A Daikin Industries Ltd. é o único fabricante de ar condicionado no mundo que desenvolve e produz a nível interno todos os componentes importantes, como refrigerantes, compressores e eletrónica.
Mais informações em www.daikin.eu e em www.daikin.com.
 
Contactos para a imprensa
Sofie Sap - Comunicações corporativas Daikin Europe
T.:  +32 472 580482
Mail: sap.s@daikineurope.com
Daisuke Kakinaga – Comunicações Corporativas Daikin Europe
T. : +32 465 462 321
Mail: kakinaga.d@bxl.daikineurope.com