Daikin Europe investe 300 milhões de euros na nova fábrica de bombas de calor na Polónia

Bruxelas, 7 de julho de 2022 - A Daikin Europe N.V. anunciou que irá investir 300 milhões de euros na construção de uma nova fábrica em Lódz, na Polónia, que será a primeira base de produção da Daikin no país. A nova fábrica irá produzir unidades do tipo bomba de calor residencial e dará início às operações em julho de 2024, em complemento das bases de produção europeias já existentes na Bélgica, República Checa e Alemanha. Estes investimentos complementam os 840 milhões de euros destinados ao plano de gestão estratégica FUSION 25 da Daikin Europe que foi anunciado no ano passado, e os novos investimentos nas fábricas já existentes. Assim, o investimento total da Daikin Europe será superior a 1,2 mil milhões de euros até 2025.

Mr. Toshitaka Tsubouchi, President of Daikin Europe

No plano FUSION 25, a Daikin considera que a Europa é a região prioritária para a expansão do seu negócio de aquecimento principalmente ao nível do desenvolvimento e produção das soluções bomba de calor. O Presidente da Daikin Europe, Toshitaka Tsubouchi, declarou que "Na qualidade de empresa líder do mercado europeu do aquecimento com tecnologia bomba de calor, a Daikin aceitou o desafio de contribuir para a mudança de paradigma social das soluções de caldeiras que utilizam combustíveis fósseis para as mais modernas e eficientes bombas de calor. Neste âmbito, temos vindo a reforçar as nossas capacidades de desenvolvimento de produtos e serviços, e decidimos agora estabelecer uma nova fábrica na Polónia. Esta fábrica terá a maior capacidade de produção e distribuição do Grupo Daikin Europe ao nível das bombas de calor. Com este investimento, pretendemos conquistar a maior quota de mercado em todos os maiores países".

Ostend-R6-line.jpg

Hiromitsu Iwasaki, Vice Presidente da Daikin Europe, declarou "Estamos a expandir a nossa capacidade de produção através de investimentos de capital e aumento do emprego nas nossas fábricas de bombas de calor na Europa. A decisão de estabelecer esta fábrica inteiramente nova na Polónia demonstra que a Daikin está a responder com firmeza à crescente procura na Europa. A Polónia é um país que conta com um elevado número de trabalhadores qualificados, e a nova fábrica irá empregar 1.000 pessoas até 2025. Os nossos esforços vão permitir-nos produzir 4 vezes mais o atual volume até 2025, e criar um sistema de produção com um abastecimento estável a um mercado em rápido crescimento. Com esta nova fábrica, damos continuidade à nossa estratégia de proximidade, o que significa que todos os produtos de aquecimento vendidos na Europa são também fabricados na Europa."

New-factory-Birdview.jpg

Ao longo da última década, o mercado europeu de bombas de calor para aquecimento cresceu a bom ritmo, com uma expansão para mais de 1 milhão de unidades vendidas por ano em 2021. Patrick Crombez, Diretor Geral da Daikin Europe Heating and Renewables, afirmou: "Com o Pacto Ecológico Europeu, os líderes europeus definiram um caminho claro para a Europa se tornar um continente neutro em termos climáticos até 2050. O resultante pacote Fit for 55 e o mais recente plano REPowerEU aumentam a velocidade de ação para reduzir as emissões e a dependência dos combustíveis fósseis na Europa. As bombas de calor desempenham um papel fundamental para a concretização destas ambições, pelo que esperamos que se verifique uma adoção generalizada das bombas de calor nos próximos anos. Até 2025, espera-se que sejam instaladas anualmente pelo menos 3 milhões de unidades de bombas de calor para aquecimento, o que representa uma taxa de crescimento anual de cerca de 30%. Obviamente, com a Daikin, pretendemos reafirmar a nossa liderança com um investimento a pensar no futuro".

Informação adicional

Sobre a Daikin

O ar é essencial para a nossa existência. A missão da Daikin foi sempre tornar o ar que respiramos e no qual vivemos o melhor possível. Os nossos produtos e soluções inovadoras são concebidos para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas e reduzir o impacto ambiental do aquecimento e do arrefecimento. Até 2050, a Daikin pretende alcançar a neutralidade em carbónica em toda a cadeia de valor e em todo o ciclo de vida dos seus produtos e soluções.

Daikin Europe N.V.

A Daikin Europe N.V. é subsidiária da Daikin Industries Ltd. e a maior fornecedora de tecnologia de aquecimento, arrefecimento, ventilação, purificação de ar e refrigeração. A empresa concebe, fabrica e comercializa uma vasta gama de equipamentos e soluções feitas à medida para fins residenciais, comerciais e industriais na Europa, Médio Oriente e África. Atualmente, a Daikin Europe N.V. emprega mais de 12.000 trabalhadores em mais de 65 entidades. Possui 12 grandes instalações de fabrico com sede na Bélgica, República Checa, Alemanha, Itália, Espanha, Turquia, Áustria e Reino Unido. A sede do Grupo Daikin Europe fica situada na Bélgica, em Ostend. A empresa foi criada em 1972, e a produção na Europa teve início em 1973.

Fornecedor de Soluções Completas para aquecimento, arrefecimento, ventilação e refrigeração

A Daikin Europe conta com uma rede sólida de instaladores e parceiros em todas as suas regiões, graças a quase 50 anos de desenvolvimento comercial de sistemas de ar condicionado inovadores e eficientes em termos energéticos.

Atualmente, a Daikin Europe é também líder do mercado de bombas de calor na Europa e famosa pelas suas bombas de calor hidrónicas Daikin Altherma para aplicações de aquecimento privado, de que foi pioneira em 2006. Com uma grande procura de aquecimento de baixas emissões de carbono na Europa, estas bombas de calor são produzidas na Europa em fábricas belgas, checas e alemãs. 

Nos últimos anos, a Daikin Europe acrescentou soluções completas de cadeia de frio às suas linhas de negócio. Além das suas próprias inovações de refrigeração, a empresa expandiu a carteira de produtos e a sua rede através várias aquisições.  Em 2016, a Daikin Europe N.V. adquiriu a Zanotti, uma fabricante italiana de produtos de refrigeração industrial e de transporte. Em 2017, a Hubbard (Reino Unido) foi integrada no grupo, seguida pela Tewis Smart Systems (Espanha) pouco tempo depois. A mais recente aquisição para reforçar a linha completa da cadeia de frio para retalho foi o grupo global de refrigeração AHT Cooling Systems GmbH, sediado na Áustria.

Daikin Industries Ltd.

A Daikin Industries Ltd. tem sede em Osaka, no Japão, e emprega cerca de 89.000 pessoas em todo o mundo, tendo alcançado vendas no valor de 23,7 mil milhões de euros no exercício de 2021 (1 de abril de 2021 a 31 de março de 22). A empresa é líder do mercado global de bombas de calor e sistemas de ar condicionado, e também na filtração de ar. A Daikin Industries Ltd. é a único fabricante de ar condicionado do mundo que desenvolve e produz internamente todos os componentes importantes, como os refrigerantes, os compressores e a eletrónica.

Mais informações em www.daikin.eu e em www.daikin.com.


Contactos para a imprensa
Sofie Sap – Diretora de Comunicação Empresarial
T.:  +32 472 580482
Mail: sap.s@daikineurope.com
Daisuke Kakinaga – Diretor de Comunicação Empresarial
T. : +32 465 462 321
Mail: kakinaga.d@bxl.daikineurope.com