XVI Congresso Ibero-Americano de Ar Condicionado e Refrigeração

Daikin mostra porque bombas de calor são forte aliado rumo à descarbonização

Lisboa, 11 de maio de 2022 — A Daikin, que há muito trabalha no desenvolvimento e produção de equipamentos sustentáveis, no sentido de contribuir positivamente para um planeta mais verde, marcou presença no XVI Congresso Ibero-Americano de Ar Condicionado e Refrigeração, que se realizou em Lisboa nos dias 4 a 6 de maio.

Durante o evento, organizado pela EFRIARC - Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado e que contou com o apoio do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a presença da Federação de Associações Ibero-Americanas de Climatização e Refrigeração, a Daikin exibiu algumas das suas tecnologias mais recentes e inovadoras, nas áreas de economia circular, sustentabilidade, descarbonização, qualidade do ar interior, serviços e formação. Simultaneamente explicou, pela voz de Hervé Pierret, Section Manager Sales, Strategy & Marketing, Heating & Renewables SBU, Daikin Europe N.V., porque as bombas de calor desempenharam um papel fundamental na estratégia da União Europeia.  Os 4 passos para a descarbonização do aquecimento residencial foram também abordados por Pierret.

Com as estimativas a apontarem para a instalação de 4 milhões de bombas de calor na Europa em 2030, Hervé Pierret recordou, durante a palestra Daikin dedicada ao tema “Ready & Fit for 55”, que atualmente existem cerca de 1 milhão de bombas de calor instaladas. Contudo, enfatizou, “é necessária a adoção maciça de bombas de calor em novas construções”, bem como a “duplicação da taxa de substituição dos sistemas de aquecimento até 2030”. Tendo em conta os recentes desenvolvimentos geopolíticos e a iniciativa RePowerEU, o responsável Daikin mostrou-se otimista quanto ao futuro, uma vez que as previsões indicam que o mercado anual de bombas de calor pode ultrapassar os 5 milhões.  

Para que estas metas sejam uma realidade, Hervé Pierret sublinhou o papel dos decisores políticos no sentido de evitarem incentivos aos combustíveis fósseis, e garantirem que as tecnologias renováveis gozam de condições equitativas.

“As bombas de calor estão mais do que aptas para aceitar o desafio da descarbonização residencial, e desta forma tornarem-se o equipamento padrão tanto no mercado da nova construção como da renovação. Não são uma tecnologia do futuro, mas sim, uma solução estabelecida que está pronta para uma utilização generalizada no presente. Do ponto de vista da indústria das bombas de calor, onde se inclui a Daikin, há muito que trabalhamos para contribuir para as metas de descarbonização e alçarmos um mundo mais verde”, disse Hervé Pierret, Section manager Sales, Strategy & Marketing, Heating & Renewables SBU, Daikin Europe N.V..

 

Sobre a Daikin

Preocupamo-nos com o ar. Utilizamos os nossos anos de experiência em ar condicionado e a nossa paixão por tecnologias inovadoras para que o ar que respiramos seja o melhor possível. E queremos fazer isso ao mesmo tempo que cuidamos do ambiente e protegemos as gerações futuras. Até 2050, ambicionamos ser neutros em termos de carbono em todas as nossas ações e nos produtos e soluções que vendemos. Esta é a nossa missão na Daikin

Daikin Portugal

Daikin Airconditioning Portugal S.A, nasceu em novembro de 2004, recorrente do processo de aquisição da Esteproar pela Daikin Europe N.V. Com uma presença global em 145 países, é o fornecedor líder de soluções AVAC&R: aquecimento, ventilação, ar condicionado, refrigeração e sistemas hidrónicos (chillers e ventiloconvectores). Em Portugal tem dois escritórios – a sede em Paço de Arcos e sucursal em Vila do Conde.

Com mais de 90 anos de experiência no fabrico de equipamentos AVAC&R, Daikin é o único fabricante envolvido em todas as vertentes do fabrico, vendas e assistência de uma vasta gama de soluções de climatização, com mais de 90 unidades de produção em todo o mundo. Disponibiliza um portefólio completo de produtos, soluções e serviços para os diferentes tipos de aplicação – residencial, comercial e industrial, de forma a responder às necessidades dos nossos clientes. O seu compromisso passa pela dedicação à excelência tecnológica, ao design e às normas de qualidade mais elevadas para que os clientes possam confiar no conforto que proporciona.

 

CIAR2022_Stand_Daikin_descarbonizacao.jpg
CIAR2022_Stand_Daikin_economia-circular.jpg
CIAR2022_Stand_Daikin_Qualidade_do_ar-Tecnologia.jpg