A Daikin expande o programa de economia circular: unidades VRV com fluido frigorigéneo recuperado já disponíveis na Europa

A expansão do programa L∞P da Daikin irá aumentar os ganhos de sustentabilidade na Europa: é evitada a produção anual de 250.000 kg de fluido frigorigéneo novo graças à economia circular  

LOOP by Daikin installation picture.jpg

Bruxelas, 16 de outubro de 2020 – A Daikin Europe está a expandir o seu programa de economia circular a todas as unidades VRV fabricadas e vendidas na Europa. O programa L∞P da Daikin evita a produção anual de 250.000 kg de fluido frigorigéneo novo ao fornecer aos europeus o acesso a fluido frigorigéneo recuperado. A certificação independente assegura que o fluido frigorigéneo recuperado cumpre na totalidade as normas de qualidade e que é corretamente atribuído a unidades VRV L∞P da Daikin certificadas. A Daikin tenciona expandir o programa a outros produtos e fluidos frigorigéneos no âmbito da sua política global de fluidos frigorigéneos.

A Daikin, líder do mercado em aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração (AVAC-R), anuncia hoje a expansão do seu programa de economia circular para fluidos frigorigéneos L∞P da Daikin. Os princípios fundamentais do programa são simples: a Daikin recupera fluidos frigorigéneos de sistemas existentes através da sua rede de instaladores, processa-os e recupera-os até à qualidade virgem e, em seguida, atribui os fluidos frigorigéneos recuperados a novos sistemas VRV fabricados e vendidos na Europa.

O programa é um exemplo perfeito de uma economia circular, tirando partido de todo o ecossistema da Daikin e dos respetivos parceiros comerciais na Europa.

É evitada a produção anual de 250.000 kg de fluido frigorigéneo novo

AO L∞P da Daikin foi lançado em 2019 para unidades VRV específicas da Daikin, mas, graças ao sucesso do programa, a empresa está a expandi-lo a todas as unidades VRV produzidas e vendidas na Europa a partir de novembro de 2020. Mais especificamente, o L∞P da Daikin irá abranger todos os estados-membro da UE, Albânia, Bósnia-Herzegovina, Islândia, Kosovo, Montenegro, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia, Suíça e Reino Unido.

No total, o L∞P da Daikin evita a produção anual de 250.000 kg de fluido frigorigéneo novo. Desde o seu lançamento, o L∞P da Daikin tornou-se popular no mercado europeu. O programa torna mais fácil do que nunca reutilizar fluidos frigorigéneos e foi adotado por empresas como a Action. A cadeia de venda a retalho neerlandesa com mais de 1400 lojas na Europa utiliza fluido frigorigéneo recuperado das lojas antigas em lojas novas ou recondicionadas.

“O L∞P da Daikin é um exemplo perfeito de uma economia circular,” afirma George Dimou, gestor de produtos VRV na Daikin Europe. “Trabalhamos todos os dias para tornarmos os nossos produtos o mais eficientes possível a nível energético, melhorarmos a circularidade dos nossos produtos e motivarmos os nossos parceiros e clientes a unirem forças na redução das emissões de carbono. A utilização responsável dos materiais é uma parte integral desta ambição. O L∞P da Daikin demonstra exatamente isso. Ao eliminarmos o esgotamento de recursos, poupamos toneladas de fluido frigorigéneo novo e reduzimos o nosso impacto ambiental.”.

Perfeito para o Acordo Ecológico Europeu

O programa L∞P da Daikin alinha-se na perfeição com as ambições do Plano de Ação de Economia Circular do Acordo Ecológico Europeu, que a Daikin Europe apoia na totalidade. A Comissão Europeia tenciona reduzir o desperdício, o plástico e a utilização de materiais em toda a União. Projetos circulares inovadores, como o L∞P da Daikin, com um impacto tangível na utilização de recursos naturais são uma das contribuições da indústria de AVAC-R para a luta contra o desperdício de materiais.

Além disso, o investimento numa economia circular local e nas empresas europeias também é um investimento a longo prazo na economia europeia.  Isto alinha as ambições do Acordo Ecológico com as do programa de recuperação pós-COVID-19 da União, “Nova Geração UE”.

Adicionalmente, a reutilização de fluido frigorigéneo recuperado não afeta a quota do regulamento relativo aos gases fluorados da UE e apoia o crescimento da indústria de AVAC-R de uma forma sustentável. Um processo de auditoria independente assegura que o fluido frigorigéneo recuperado cumpre exatamente as mesmas normas de qualidade do fluido frigorigéneo novo. Este processo também garante a distribuição administrativa correta do fluido frigorigéneo recuperado: por cada unidade L∞P da Daikin certificada no mercado, há uma utilização equivalente de 100% de fluido frigorigéneo recuperado nas fábricas da Daikin.

“Potencial para se tornar um padrão da indústria”

A Daikin vai continuar a investir no seu programa L∞P da Daikin como parte da sua estratégia sustentável. A empresa está empenhada em expandir ainda mais o programa a curto prazo para abranger mais tipos de fluidos frigorigéneos e várias gamas de produtos. 

“Estendemos a mão a todos os nossos parceiros, instaladores e clientes para que unam forças e liderem o caminho para uma economia europeia circular. Desta forma, todos os euros investidos em fluido frigorigéneo recuperado fortalecem as empresas europeias e reduzem o nosso impacto ambiental. Acreditamos que o princípio do L∞P da Daikin tem o potencial para se tornar um padrão da indústria e esperamos que inspire outros fabricantes de AVAC-R,” conclui Toshitaka Tsubouchi, vice-presidente da Daikin Europe.

Para mais informações sobre o L∞P da Daikin, visite www.daikin.eu/loop-by-daikin

Perfeito para o Acordo Ecológico Europeu

O programa L∞P da Daikin alinha-se na perfeição com as ambições do Plano de Ação de Economia Circular do Acordo Ecológico Europeu, que a Daikin Europe apoia na totalidade. A Comissão Europeia tenciona reduzir o desperdício, o plástico e a utilização de materiais em toda a União. Projetos circulares inovadores, como o L∞P da Daikin, com um impacto tangível na utilização de recursos naturais são uma das contribuições da indústria de AVAC-R para a luta contra o desperdício de materiais.

Principio_Loop_by_Daikin_PT.png

 

 

RZ_80-71-3_LOOP-by_Daikin_-_Logo_Update_v2b_small.png

Sobre a Daikin

A Daikin Europe N.V. é uma importante fabricante europeia de sistemas de ar condicionado, bombas de calor e equipamento de refrigeração, com aproximadamente 10.000 funcionários na Europa e 14 importantes instalações de fabrico na Alemanha, Áustria, Bélgica, Itália, Reino Unido, República Checa e Turquia.

Globalmente, a Daikin é reconhecida pela sua abordagem pioneira ao desenvolvimento de produtos e pela qualidade e versatilidade ímpar das suas soluções integradas. Com mais de 90 anos de experiência no projeto e fabrico de tecnologias de aquecimento e arrefecimento, a Daikin é líder de mercado em tecnologia de bomba de calor.