O 'Superbonus' italiano vai fornecer um modelo para a Europa

Daikin Europe: "Superbonus" italiano combina alcançar do crescimento económico europeu e atingir dos objetivos de CO2.
"O 'Superbonus' italiano vai fornecer um modelo para a Europa e não só", diz Patrick Crombez, Diretor Geral de Aquecimento e Renováveis da Daikin Europa.  


Bruxelas, 18 de agosto de 2020 - O "Superbonus" de Itália é um dos programas de instalação de bombas de calor mais ambiciosos até à data. Segundo a Daikin, pioneira global em bombas de calor, a iniciativa italiana fornece o modelo perfeito para outros países que procurem combinar a descarbonização das habitações com um crescimento económico sustentável.

O "Superbonus" é um elemento essencial do plano de recuperação da COVID-19 em Itália, que combina o crescimento económico com a descarbonização das habitações. Há algum tempo que existia um benefício fiscal para os trabalhos de eficiência energética realizados pelos proprietários das habitações (o "Ecobonus"), mas, em julho de 2020, o governo italiano decidiu expandir o âmbito desta iniciativa existente. Isso faz do "Superbonus" de Itália um dos programas de instalação de bombas de calor mais ambiciosos até à data.

A Daikin, pioneira global em tecnologia de bomba de calor, saúda o compromisso de Itália em introduzir bombas de calor em toda a sociedade italiana e considera que este será um modelo promissor para outros governos que tentem adotar uma recuperação "ecológica" no mundo pós-COVID-19.

Patrick Crombez, Diretor Geral de Aquecimento e Renováveis da Daikin Europa: "Saudamos o apoio da Itália para um aquecimento neutro em termos de carbono nas habitações. As bombas de calor da Daikin são fabricadas na Europa e oferecem grandes benefícios em termos de sustentabilidade, garantindo que são ideais para impulsionar a economia europeia e encaminhar o continente para a neutralidade carbónica. As bombas de calor estão prontas para assumir um papel de destaque, e esta iniciativa vai ajudar os consumidores a ver que representam uma opção viável para os edifícios novos e um substituto ideal para caldeiras a combustíveis fósseis.".

O que é o Superbonus de Itália?

Ao adquirirem uma bomba de calor ou outra fonte de energia ecológica, os italianos recebem um reembolso do governo sobre o preço de compra do seu sistema de aquecimento. Mais especificamente, é concedido aos consumidores um reembolso de 110% sobre o preço de compra do seu sistema de aquecimento através de cinco reduções fiscais anuais.

Para os consumidores que prefiram um retorno imediato do investimento, o Superbonus também oferece aos italianos a opção de:

  • Receber um desconto até 100% sobre o preço de compra de um sistema de aquecimento diretamente através do instalador do sistema, que por sua vez torna-se o novo detentor do crédito (e pode candidatar-se a reduções fiscais);
  • Receber um reembolso até 100% através de uma "passagem de crédito" para o instalador do sistema de aquecimento, um banco ou outra entidade (neste caso, o crédito é vendido ou passado para um novo detentor).

O Superbonus de Itália é uma iniciativa vantajosa para o governo italiano e para os consumidores. Os benefícios financeiros do Superbonus estão a incentivar os italianos a instalar bombas de calor, oferecendo aos consumidores um mais fácil acesso ao aquecimento sustentável e eficiente, ao passo que a crescente popularidade das bombas de calor e de outros sistemas de aquecimento sustentável (por ex.: painéis solares) significa que o governo está a reduzir a emissão de carbono do setor residencial em Itália e a dependência do país em combustíveis fósseis.

A longo prazo, o plano de retorno do investimento vai ajudar a fazer das soluções de energia sustentável, como as bombas de calor, a nova norma em Itália. Um grande número de instalações de produção de bombas de calor na Europa vai colher dividendos para a economia europeia, assim como para o ambiente. A Daikin Europa, por si só, tem 14 instalações de produção na Europa, fazendo com que cada euro investido em tecnologia de bomba de calor seja um investimento na criação de empregos locais e no desenvolvimento de uma indústria inovadora e em crescimento.

Prontas para o uso generalizado

A Daikin Europa considera que as bombas de calor estão prontas para se tornarem uma opção de eleição. A indústria de bombas de calor está empenhada em tornar a sua tecnologia acessível através do investimento em novas funcionalidades de produto e na facilidade de utilização, entre outras coisas.

O que está a acontecer na Itália mostra que os governos podem apoiar as iniciativas da indústria criando um clima na qual possam prosperar, atraindo a atenção dos consumidores para soluções de aquecimento sustentável. O Superbonus incentiva os italianos a observar mais de perto as vantagens ecológicas e o custo total de propriedade de uma bomba de calor em comparação com uma caldeira convencional. Trata-se de um estímulo final para os consumidores considerarem alternativas sustentáveis aos sistemas de aquecimento que utilizam combustíveis fósseis. Ao longo do tempo, os países vão colher os frutos dos seus investimentos numa indústria em crescimento e nos benefícios ambientais de uma menor emissão de CO2.

Sobre a Daikin

A Daikin Europe N.V. é uma importante fabricante europeia de sistemas de ar condicionado, bombas de calor e equipamento de refrigeração, com aproximadamente 10.000 funcionários na Europa e 14 importantes instalações de fabrico na Alemanha, Áustria, Bélgica, Itália, Reino Unido, República Checa e Turquia.

Globalmente, a Daikin é reconhecida pela sua abordagem pioneira ao desenvolvimento de produtos e pela qualidade e versatilidade ímpar das suas soluções integradas. Com mais de 90 anos de experiência no projeto e fabrico de tecnologias de aquecimento e arrefecimento, a Daikin é líder de mercado em tecnologia de bomba de calor.