Skip to main content

Hospital de Basildon

Uma mudança rápida de um chiller num hospital supera os efeitos das alterações climáticas



As alterações climáticas e novas diretivas governamentais deram azo a uma grande “cirurgia” nos sistemas de ventilação e arrefecimento de um importante departamento hospitalar, numa operação rápida de 4 dias que incluiu instalar no telhado dois chillers de compressor mono parafuso EWAH-TZ da Daikin, refrigerados a ar e com unidade de frequência variável (VFD), com fluído frigorigéneo HFO.

A conclusão bem-sucedida deste projeto deixa o Centro Cardiotorácico de Essex (CTC) do Hospital Universitário de Basildon, que faz parte do NHS Foundation Trust de Mid e South Essex, preparado para o futuro relativamente às alterações climáticas previsíveis.

O edifício de quatro pisos acolhe o principal centro de cirurgia cardíaca e pulmonar do condado, com quatro blocos operatórios, quatro laboratórios de cateterismo, instalações de realização de exames RM e TAC e duas enfermarias de 24 camas para recuperação e internamento de pacientes.

O CTC está separado do edifício principal do hospital por uma estrada de serviço estreita, com uma ponte a ligar ambos os edifícios ao nível dos blocos operatórios. Existem duas unidades de tratamento de ar (UTA) e dois chillers instalados no telhado do CTC, que está ao nível do quinto andar, perto da estrada e alinhados com a ponte.

Segundo Iain Oakley, Gestor de Projeto do NHS Foundation Trust de Mid e South Essex, embora os sistemas de ventilação e arrefecimento do CTC fossem “de vanguarda” aquando da sua instalação em 2009, já não eram capazes de fornecer o controlo de temperatura e humidade necessários.



Hospital de Basildon


“As UTA tinham configurações de ativação/desativação do ar que cumpriam as especificações técnicas do hospital (HTM) na altura em que foram instaladas. Mas sabemos que, devido ao aquecimento global, temos frequentemente temperaturas ambiente superiores a 31 ºC. Houve vários dias em que simplesmente não havia capacidade de arrefecimento disponível para satisfazer a necessidade dos blocos operatórios e laboratórios de cateterismo.

“Também não conseguíamos reduzir a humidade nos blocos operatórios, o que afetava o equipamento, obrigando a encerrar os blocos e os laboratórios nos dias em que a humidade era demasiado elevada, porque não podíamos correr o risco de o equipamento falhar durante uma operação.

“Era preciso melhorar a capacidade de arrefecimento e substituir as UTA ao mesmo tempo, uma vez que as unidades iniciais nunca tinham fornecido os caudais de ar necessários.”

Os engenheiros da Ellis Building Services tiveram um fim de semana prolongado de 4 dias para retirar o equipamento antigo, instalar e colocar em funcionamento os novos equipamentos, ao mesmo tempo que trabalhavam num ambiente “ao vivo”. O diretor-geral James Ellis indica que a equipa no local, gerida por David Edwards e Ian Cribbs, trabalhou com grande afinco para concretizar este projeto para o Serviço Nacional de Saúde (NHS).

Iain Oakley indica: “O CTC não nos deu mais tempo. Os blocos operatórios foram encerrados na quarta-feira ao final do dia e era preciso terminar o projeto a tempo, porque havia operações agendadas para segunda-feira, às 08h00.”



Hospital de Basildon


A rapidez era essencial, dado que a estrada estaria interdita ao trânsito enquanto a grua estivesse montada.

Primeiro, os chillers antigos foram retirados com a ajuda da grua e o telhado da sala das máquinas foi removido para permitir a substituição das unidades de tratamento de ar existentes. Assim que as novas unidades de tratamento de ar foram posicionadas no interior da sala das máquinas e o telhado foi colocado no lugar, foi possível elevar e posicionar os novos chillers Daikin controlados por VFD.

O CTC reabriu na segunda-feira de manhã, conforme agendado.

A gama de chillers TZ da Daikin é o resultado de uma conceção rigorosa, com a finalidade de otimizar a operação e o desempenho dos chillers em aplicações de conforto e processos em todo o tipo de condições climatéricas. O objetivo é reduzir os custos operacionais e melhorar a rentabilidade, a eficácia e a gestão económica das instalações.

Os chillers apresentam um design de compressor de mono parafuso de elevada eficiência acionado por VFD, uma área de superfície de bobinas do condensador de grandes dimensões para proporcionar a máxima transferência de calor e baixa pressão de descarga, ventiladores de condensador de alto desempenho e um evaporador de estrutura e tubo de expansão direta com baixas quedas de pressão do fluído frigorigéneo.

A combinação destas funcionalidades oferece a melhor eficiência no caso de operação à carga total e também parcial.

O compressor de tipo mono parafuso semi-hermético com VFD integrado no corpo do compressor foi concebido e fabricado pela Daikin. É o resultado de anos de experiência e investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento, otimizado para operar com o fluído frigorigéneo R1234ze(E), o qual tem um Potencial de Aquecimento Global (GWP) de 7.

A própria geometria do compressor também foi totalmente redesenhada para proporcionar a máxima eficiência à carga total, oferecendo uma elevadíssima eficiência à carga parcial graças à unidade VFD e permitindo uma modulação contínua da velocidade de rotação do compressor. Os componentes eletrónicos da unidade VFD são arrefecidos pelo fluído frigorigéneo do circuito do chiller, oferecendo um factor de potência de ≥0,95.

Os chillers incluíam várias opções adicionais:

· Bobinas de microcanais revestidas com polímero epóxi

· Válvulas duplas de descarga de pressão

· Ventiladores controlados por inverter

· Contadores de energia

Lista do kit

Código

Descrição

N.º de unidades

EWAH940TZSSC2

Chiller de inverter Daikin AC R1234ze(E)

1

EWAH770TZSSC2

Chiller de inverter Daikin AC R1234ze(E)

1






Sobre a Daikin Europe N.V.

A Daikin Europe N.V. é subsidiária do grupo global Daikin Industries e líder no fornecimento de tecnologia de aquecimento, arrefecimento, ventilação, purificação de ar e refrigeração (AVAC&R) na Europa, Médio Oriente e África. A Daikin cria, fabrica e coloca no mercado um amplo portefólio de produtos, serviços de manutenção e também soluções chave na mão para fins residenciais, comerciais e industriais. Atualmente, a Daikin Europe conta com mais de 13 700 funcionários em mais de 57 subsidiárias consolidadas. Tem 14 instalações de fabrico na Bélgica, República Checa, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria, Reino Unido, Turquia, Emirados Árabes Unidos e no Reino da Arábia Saudita. A sede do grupo Daikin Europe está localizada em Ostend, na Bélgica. A empresa foi fundada em 1972, a produção na Europa teve início em 1973. 

Sobre a Daikin Industries Ltd. 

A Daikin Industries foi fundada em 1924 em Osaka, no Japão. O grupo global emprega mais de 96 000 pessoas em todo o mundo e é líder de mercado em sistemas de bombas de calor e ar condicionado, bem como de filtragem de ar. É o único fabricante mundial que desenvolve e fabrica internamente equipamento de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração, bem como fluído frigorigéneo. A empresa alcançou um volume de negócios de 28,2 mil milhões de euros no ano fiscal de 2022 (1 de abril de 2022 – 31 de março de 2023). 

Contactos de imprensa da Daikin Europe N.V.

Sofie Sap – T.: +32 472 580482 E-mail: sap.s@daikineurope.com

Daisuke Kakinaga – T.: +32 465 462321 E-mail: kakinaga.d@bxl.daikineurope.com

Artigos relacionados

Encontre mais informações

Centro de Experiência Virtual

Precisa de ajuda?

Encontre mais informações

Centro de Experiência Virtual

Precisa de ajuda?

Encontre mais informações

Centro de Experiência Virtual

Precisa de ajuda?