
No momento de atualizar os sistemas VRV existentes com a finalidade de reduzir os custos de manutenção e melhorar ainda mais o conforto, a prioridade foi optar por uma solução de substituição com uma pegada de CO2 inferior.
O Balneario Las Arenas, um hotel de cinco estrelas com uma arquitetura própria situado na Praia de Las Arenas em Valencia, remonta a 1898. A sua filosofia é oferecer luxo e conforto aos hóspedes e visitantes,
sendo que a preocupação com o ambiente assume também um lugar de destaque na sua abordagem. No momento de atualizar os sistemas VRV existentes com a finalidade de reduzir os custos de manutenção e melhorar ainda mais o conforto, a prioridade foi optar por uma solução de substituição com uma pegada de CO2 inferior.
Por já ter trabalhado com a Daikin, o hotel decidiu substituir as bombas de calor existentes por bombas de calor VRV L∞ P by Daikin, dado que os principais objetivos da remodelação eram a sustentabilidade e uma redução dos custos de funcionamento.
O proprietário do hotel optou por bombas de calor VRV com recuperação de calor, em que o calor recuperado de quartos que precisam de arrefecimento é reutilizado para aquecer outras áreas mais frias, permitindo alcançar enormes poupanças.
Conclusão dentro do prazo e do orçamento
Tendo sido planeado inicialmente como um programa de dois anos para minimizar o incómodo para os hóspedes, o projeto acabou por ser concluído em seis meses ao tirar partido do encerramento do hotel devido à pandemia da Covid-19.
“A rapidez de execução, graças ao apoio da Daikin, garantiu que todo o projeto foi realizado segundo o calendário previsto.“
Comentário de Jesus Perez, instalador de ar condicionado no projeto de modernização.
Foram substituídas 88 unidades exteriores no total, mantendo-se 485 das unidades interiores existentes, com a vantagem associada de proporcionar poupanças de custos e uma redução significativa do tempo de execução do projeto.
O empreendimento incluiu a conversão do sistema de dois tubos existente numa configuração de três tubos e a ampliação do sistema ao adicionar unidades interiores para uma melhor cobertura das áreas dos átrios.

“Cumprimos o nosso objetivo de ter um controlo de climatização eficiente, com uma marca premium que oferece o conforto e qualidade do ar que os nossos clientes merecem, para além de garantir a sustentabilidade e o respeito pelo ambiente - aspetos que são valores primordiais para os nossos hotéis.”
Carlos Boga, Diretor, Hotel Balneario Las Arenas
Requisitos do projeto
Ano de instalação
2022
Sistemas instalados
- 88 unidades exteriores substituídas, incluindo 22 sistemas VRV de recuperação de calor novos
- 60 caixas de distribuição — alteração de sistemas de 2 para 3 tubos
- 24 unidades interiores nos espaços dos átrios
Conforto responsivo
O sistema de recuperação de calor proporciona o máximo conforto para os hóspedes e os utilizadores dos espaços de eventos e áreas de conferência do hotel.
Zonas de temperatura separadas permitem que cada espaço seja controlado individualmente, adaptando as condições de conforto ao indivíduo ou à atividade em questão. O Intelligent Touch Manager, o mini BMS da Daikin com ligação à cloud, foi instalado como parte do projeto de remodelação, permitindo à direção do hotel garantir os níveis de conforto remotamente, para além de oferecer total controlo para otimizar o consumo energético.
L∞P by Daikin
Este projeto é um exemplo da filosofia L∞P by Daikin, que reutiliza os recursos disponíveis de uma forma responsável e de qualidade.
Neste projeto, o princípio da economia circular foi implementado a dois níveis. Em primeiro lugar, as tubagens de cobre e as unidades interiores do sistema inicial foram mantidas, proporcionando poupanças significativas em termos de recursos e tempo de execução do projeto. Em segundo lugar, as novas bombas de calor VRV LOOP by Daikin reutilizam fluido frigorigéneo disponível de sistemas
Foram mantidas 485 unidades interiores, o que proporcionou uma poupança nos custos e uma redução significativa do tempo de execução do projeto.
já desativados. O fluido frigorigéneo é recuperado, o que significa que é regenerado de uma forma que lhe permite ter a mesma qualidade do fluido frigorigéneo virgem, com a importante diferença de não consumir recursos do planeta.
Esta renovação de grandes dimensões realizada no Hotel Balneario Las Arenas ilustra o modo como a atual tecnologia permite que os edifícios reduzam a sua pegada de carbono e baixem os custos energéticos de forma rápida e rentável com a simples alteração das unidades exteriores.
O hotel continua a funcionar, de uma forma muito mais sustentável e eficiente, protegendo o ambiente ao mesmo tempo que poupa custos e melhora ainda mais o conforto.

As novas unidades VRV fornecem um controlo de climatização independente para os quartos dos hóspedes e as áreas de conferência, maximizando o conforto dos utilizadores.

A ligação à cloud proporciona à direção do hotel controlo total, de modo a otimizar o consumo energético.

As bombas de calor VRV L∞P by Daikin com recuperação de calor estão instaladas no telhado e reduzem a pegada de carbono do hotel, bem como os custos de manutenção.