
As bombas de calor Daikin VRV contribuem para as baixas emissões de carbono do complexo de escritórios Arteparc, reconhecido com a certificação de excelência HQE
O novo complexo comercial Arteparc, situado no parque tecnológico Inovallee em Meylan, Grenoble, demonstra como os programadores e fabricantes de equipamento estão a trabalhar em conjunto para criar novos edifícios com baixas emissões de carbono, em conformidade com os mais elevados padrões de desenvolvimento sustentável. Tal é confirmado através da certificação de excelência HQE, concedida pelo padrão para construções ecológicas francês HQE (Haute Qualité Environnementale).
Um desenvolvimento conjunto com o Banque des Territoires liderado pelo Artea Group, um importante interveniente da área do imobiliário em França e na Europa, este novo complexo comercial de grandes dimensões inclui uma área superior a 25 000 m2, distribuída por seis edifícios. Os primeiros três foram concluídos utilizando as bombas de calor VRV com baixas emissões de carbono Daikin.
O projeto é distinguido pela elevada qualidade do design e da construção, criado para alcançar a certificação BBC Effinergie E2C-1 e manter a conformidade com o regulamento francês RE2020, destinados a reduzir o consumo de energia e o impacto vitalício do carbono dos novos edifícios.
Com o objetivo de reduzir o impacto carbónico, o Artea Group explorou todos os aspetos da construção, desde instalações de telhado a energia solar a um revestimento de fachada em compósito formado por 95% de aparas de madeira recicladas, isolamento de desempenho elevado e sistemas de controlo de climatização com poupança de energia.
Durante a construção, as questões geológicas provocaram o aumento da utilização de betão. Foi realizada uma análise de dados pela ARTEA e pelo gabinete de design Ingégroup para estabelecer medidas destinadas a compensar o impacto carbónico adicional.
Proporcionando uma melhor experiência do utilizador, o complexo promove também o bem-estar através de instalações no local, incluindo uma variedade de restaurantes nas áreas do terraço e da cobertura, espaços de trabalho em conjunto, uma mercearia orgânica, instalações desportivas, ciclovia coberta e pontos de carregamento de veículos elétricos no parque de estacionamento.
A solução VRV5 da Daikin foi selecionada pela ARTEA para proporcionar um controlo de climatização confortável com baixas emissões de carbono com vista a contribuir para alcançar a certificação de excelência HQE. A série VRV-5 de nova geração funciona com o fluido frigorigéneo R-32 de baixo GWP, que oferece um GWP 70% inferior em comparação com os sistemas tradicionais R-410A. Com uma eficiência sazonal muito elevada, a VRV 5 série S foi desenvolvida para oferecer uma sustentabilidade superior ao longo do respetivo ciclo de vida, minimizando o potencial impacto direto e indireto do fluido frigorigéneo.

Um projeto de referência que corresponde às mais elevadas exigências, o Meylan Arteparc estabelece o padrão de conceção de edifícios preparados para o futuro que oferecem consistentemente desempenho energético e conforto.
Requisitos de projeto
Ano de instalação
2020
Sistemas instalados
- 102 sistemas VRV5 Série S
- 465 unidades interiores
A Daikin foi encarregada de fornecer sistemas de controlo de climatização para quatro novos edifícios. No total, instalaram-se 102 unidades VRV 5-S com uma combinação de modelos de 4, 5 e 6 CV, ligados a 465 unidades interiores.
O estudo realizado durante o desenvolvimento também teve em conta os fluxos de ar para otimizar a totalidade da instalação.
Abordagem colaborativa
A colaboração entre o ARTEA Group, o gabinete de design Ingégroup, o instalador Climacool e a gestão técnica da Daikin foi essencial para o sucesso do resultado deste projeto, que envolveu produtos inovadores e novos no mercado. A estreita colaboração permitiu otimizar o desempenho do sistema para corresponder aos elevados padrões do ARTEA, assim como os requisitos de construção e a experiência do utilizador. O sistema será monitorizado para otimizar ainda mais a eficiência energética da solução VRV.
Graças aos resultados comprovados pela certificação de baixas emissões de carbono HQE, o ARTEA Group planeia a segunda fase de instalação, programada para o final de 2022, com o mais recente sistema VRV 5 da Daikin: o VRV 5 de recuperação de calor.
A inovação da Daikin está a ajudar a melhorar o desempenho ambiental dos edifícios comerciais e a promover o bem-estar dos utilizadores
Planeamento para o futuro
As bombas de calor Daikin e o aconselhamento especializado da Daikin desempenham um papel essencial para ajudar a descarbonizar os edifícios
comerciais.
Desde a criação do sistema VRV em 1982, a Daikin centrou-se continuamente na inovação, com o objetivo de alcançar uma elevada eficiência durante todo o ano e um baixo impacto do fluido frigorigéneo, graças a alternativas com menor GWP e ao apoio à reutilização de fluidos frigorigéneos para conservar os recursos naturais vitais.

As bombas de calor VRV oferecem aquecimento e arrefecimento para assegurar sempre um ambiente de trabalho confortável.

São integrados controlos inteligentes na solução, permitindo a regulação por zona para corresponder às diferentes necessidades dos utilizadores e monitorizando o consumo para otimizar o funcionamento do sistema.

As bombas de calor VRV de altura reduzida estão instaladas num discreto compartimento para que não sejam visíveis.