Skip to main content

VRV 5 descarboniza a Universidade Lincoln

Universidade de Lincoln, Reino Unido

Descarbonizar edifícios: a universidade “licencia-se” na tecnologia VR5 para oferecer conforto AVAC a postos para o futuro

A Universidade de Lincoln está a definir novos padrões na gestão sustentável de edifícios, com a instalação de um novo sistema de ar condicionado com Recuperação de calor VRV5 à base de R32 da Daikin em One Campus Way, um edifício de serviços administrativos no campus estudantil.

O novo sistema não só combina níveis mais elevados de conforto e eficiência, como também realça o compromisso de melhoria ambiental da universidade, sendo uma alteração significativa no sentido de alcançar a meta das zero emissões líquidas.

O VRV5 da Daikin é um passo importante para a descarbonização no setor do AVAC, combinando avanços da engenharia com um fluido frigorigéneo com um GWP significativamente reduzido. Em comparação com os atuais sistemas VRF à base de fluido R410A, que são a norma no mercado, o o R32 reduz o GWP em 71%, sendo fácil de reciclar e reutilizar, para além de usar tubos de diâmetro inferior.

O Diretor de Engenharia da universidade Jason Devlin, ele próprio um engenheiro experiente em refrigeração e aquecimento, diz o seguinte: “Queria preparar o edifício para o futuro e não me limitar a substituir o sistema por outro sistema à base de R410A.”

Instalação rápida

O novo sistema foi instalado num período de três semanas durante as férias de verão da universidade pela Airco Refrigeration and Air Conditioning, um empresa especializada sediada em Hull que opera ao nível nacional e é também parceira D1+ da Daikin.

O edifício alberga três departamento administrativos, um no rés-do-chão e dois no primeiro andar, em escritórios maioritariamente open space, com algumas salas separadas.

Conforto flexível e energeticamente eficiente

A carga total de 33,5 kW é assegurada por um sistema exterior composto por uma unidade principal de 8 cv e uma unidade secundária de 5 cv. Esta configuração garante uma economia de custos de funcionamento, dado que a unidade secundária apenas funciona em momentos de maior necessidade de refrigeração ou aquecimento, ao mesmo tempo que permite aquecimento contínuo durante a descongelação, maximizando o conforto de forma permanente.

bg-image

“Alguns estudantes poderão estar gravemente preocupados com o clima e enquanto departamento de manutenção, é importante mostrarmos que nos preocupamos com o ambiente e que instalamos o equipamento mais energeticamente eficiente disponível.”

Jason Devlin, Diretor de Engenharia, Universidade de Lincoln

Requisitos do projeto

Ar condicionado
Cortina de ar
Purificação do ar
Controlo
Aquecimento
Água quente
Refrigeração
Ventilação

Ano de instalação

2023

Sistemas instalados

  • VRV5
  • Cassetes totalmente planas
  • Cassetes Roundflow
  • i-Touch Manager
  • Recuperação de Calor VAM
  • Controladores Madoka

As áreas de escritórios open space são servidas por cassetes Roundflow de quatro capacidades diferentes, dimensionadas de acordo com os tamanhos e a ocupação dos espaços. Dois gabinetes mais pequenos contam com cassetes totalmente planas, enquanto uma sala de reuniões e outro gabinete dispõem de unidades murais. As unidades interiores são especialmente concebidas para o R32, garantindo um ruído reduzido e a máxima eficiência.

Controlo central

As unidades interiores são controladas individualmente por controladores Madoka com fios. O controlo geral do sistema é assegurado por um mini BMS da Daikin, composto pelo Intelligent Touch Manager da Daikin e pelo gateway BACnet.

Tranquilidade total

Para além dos benefícios de sustentabilidade do R32, os sistemas VRV5 da Daikin incluem a tecnologia Shîrudo, que garante uma utilização segura dos fluidos frigorigéneos. Os seus seletores de ligação, que permitem que o sistema de três tubos DX forneça aquecimento e refrigeração em simultâneo a diferentes ligações, foram especialmente concebidos para o R32 e possuem válvulas de corte instaladas de fábrica para cada ligação, de modo a evitar a perda de fluido frigorigéneo, assegurando assim tranquilidade total a todas as partes envolvidas.

Perguntaram-nos se era possível ter um sistema mais sustentável com R32 e respondemos: ‘A Daikin consegue’.” - Rob Murray, Airco

Jason Devlin indica que o pessoal está satisfeito com o novo sistema. “Mas creio que nem notaram diferença. Temos uma política interna de conforto térmico, de aquecimento até 20 ˚C e refrigeração até 23 ˚C, por isso, para eles tudo se mantém igual. Não tem havido reclamações e o novo sistema é muito mais silencioso. “Estão todos satisfeitos porque, para além do sistema VRV, também instalámos algumas unidades de recuperação de calor VAM, por isso temos também abastecimento e extração de ar, tornando-o um sistema completo e melhorado.”

As unidades VAM têm uma classificação de 350 m3/h, com uma potência sonora de apenas 51 dB. O elemento de recuperação de calor dos sistemas VRV e VAM melhora o desempenho geral e reduz os custos de funcionamento ao usar energia residual que seria descartada para temperar o caudal de fluído frigorigéneo e de ar de entrada.

Planeamento

O VRV5 funciona com R32, um fluido frigorigéneo de baixo GWP que pode ser reciclado e reutilizado. Requisitos de tubagem reduzidos garantem uma instalação rápida e fácil.

Edifício genérico

Os controladores Madoka com fios permitem um controlo de climatização independente para se adequar às preferências do utilizador e à utilização do espaço.

Complexo de edifícios

A Cassete Round Flow avançada da Daikin com tecnologia de deteção e controlo de caudal de ar alcança cada recanto do escritório, proporcionando mais conforto e eficiência.

Artigos relacionados

Encontre mais informações

Centro de Experiência Virtual

Precisa de ajuda?

Encontre mais informações

Centro de Experiência Virtual

Precisa de ajuda?

Encontre mais informações

Centro de Experiência Virtual

Precisa de ajuda?