EWAD-TZdetail-Leiber-Installation.jpg

Tornar os hospitais mais eficientes

A Daikin participou recentemente num projeto importante que envolveu hospitais em Istambul, Turquia. Trata-se de um projeto governamental que visa tornar os hospitais mais eficientes a nível energético através da substituição de chillers e outros componentes do sistema AVAC que fornecem arrefecimento ou aquecimento a estes edifícios.


Produtos instalados

10x EWAT-TZ
Capacidade de arrefecimento: 7 MW

Acerca dos produtos e do projeto

Para o projeto KABEV, a Daikin forneceu 10 chillers inverter de parafuso que vão substituir unidades não inverter antigas nos sistemas AVAC de 5 hospitais em Istambul. Para este projeto, os consultores realizaram uma análise energética nos 5 edifícios, de forma a compreenderem como poderiam melhorar os níveis de eficiência com a renovação dos sistemas AVAC. Também fizeram simulações para avaliar o retorno do investimento dos chillers Daikin.

Leia mais aqui sobre o compressor monoparafuso da Daikin

Mais sobre o projeto

Uma vez que o principal objetivo era a eficiência energética, a tecnologia inverter foi fundamental. Esta tecnologia avançada ajusta os esforços efetuados pelos chillers com base nas necessidades de arrefecimento atuais do edifício em momentos específicos do dia ou da estação.

As unidades chiller inverter de parafuso da série TZ da Daikin foram especialmente apreciadas por conseguirem produzir valores SEER (classificações de eficiência sazonal) bastante elevados, o que foi um critério-chave para os consultores.

Leia mais aqui sobre a importância da carga parcial


Outro aspeto essencial foi a integrabilidade. Uma vez que estes chillers estão a ser integrados em plantas existentes, era importante escolher unidades que pudessem integrar-se de forma suave no sistema e ser controladas pelo BMS existente com as mesmas possibilidades de gestão e controlo das unidades existentes.

Artigos relacionados