Empresa TKS na Alemanha

Novo edifício de escritórios para o fornecedor de equipamentos para hotéis TKS, em Borken

Borken, Alemanha

Várias circunstâncias nas novas instalações da TKS GmbH em Borken, na Renânia do Norte-Vestefália, exigiram medidas especiais: o elevado nível das águas subterrâneas impediu a construção de uma cave, o que tornou desafiante a instalação do equipamento técnico do edifício da forma mais invisível possível. O lote de terreno triangular permitiu apenas uma janela de construção extremamente estreita para a arquitetura invulgar do edifício. O desejo do cliente, de muita luz natural e flexibilidade na disposição das divisões, exigia ainda conceitos sofisticados para uma elevada eficiência energética. No entanto, graças à estreita cooperação de todas as partes envolvidas, o edifício de escritórios foi concluído dentro do prazo previsto, no verão de 2019.

Caixa de informação

Tipo de propriedade Edifício de escritórios
Ano de construção 2019
Equipamento técnico

2 x bombas de calor ar-água de 40 kW

2 x unidades split

1 x unidade de ventilação Daikin com ligação ERQ

2 x VAM

1 x ITM com interface WAGO

4 x unidades interiores FWS de água fria

A TKS GmbH é o especialista em equipamento inicial e renovação durante as operações em curso na indústria hoteleira de marca europeia, e é o líder de mercado para a prestação de serviços chave na mão. A empresa também se foca na sustentabilidade. A análise CSM® desenvolvida internamente é utilizada para analisar o inventário do equipamento para a sua reutilização, por forma a conservar recursos. Os artigos que satisfazem os requisitos em termos de função, aparência e manuseamento e que podem ser integrados sem interrupções estão incluídos no novo conceito de design. Não admira que o fornecedor de hotéis também coloque estes valores e ambições em primeiro lugar quando planeia a sua própria nova sede de empresa em Borken.

Daikin_TKS_Borken_005-min.jpg

O novo edifício de escritórios da TKS em Borken oferece espaço para o crescimento previsto da empresa. © DAIKIN

Duas alas num triângulo

Os participantes na construção são selecionados quando é iniciado o projeto do edifício. No caso da TKS, este passo foi dado rapidamente: muitos peritos são da própria empresa. O projeto do interior/arquitetura e dos serviços do edifício foi totalmente realizado a nível interno. “A coordenação entre a arquitetura e os serviços do edifício é frequentemente negligenciada no processo de construção. No entanto, o facto de o projeto da nova sede da empresa ter sido feito inteiramente a nível interno significou que a comunicação entre as partes envolvidas foi muito boa e tudo decorreu sem problemas", explica Elisabet Sommerfeldt, Diretora Geral e Arquiteta da TKS. Um total de pouco menos de 2 200 m2 de área útil está agora distribuído por duas alas que aproveitam de forma otimizada a pegada triangular.

Daikin_TKS_Borken_Drohne_03-min.jpg

As imagens aéreas ilustram os desafios de construção colocados pelo formato do local. © DAIKIN

Aquecimento, arrefecimento e ventilação de uma única fonte

Ao selecionar os serviços do edifício, o cliente prestou especial atenção à mesma marca de todo o equipamento, por forma a evitar interfaces desnecessárias, bem como à possibilidade de aquecimento e arrefecimento do edifício se realizar com apenas um sistema. Aqui, a Daikin impressionou com a sua abordagem Solução Total. Agora, duas bombas de calor ar-água, uma por ala, asseguram um clima de trabalho perfeito nos escritórios da TKS. Graças a um módulo hidrónico, não é necessário utilizar glicol. Isto e as coberturas de proteção contra intempéries aumentam ainda mais a eficiência das unidades localizadas nos telhados das duas alas do edifício, uma vez que raramente é necessário proceder ao descongelamento.

Daikin_TKS_Borken_004-min.jpg

As bombas de calor estão instaladas no telhado do edifício. © DAIKIN

A ventilação está a cargo de uma unidade da série D-AHU Modular P com um caudal de ar de 3 650 m3 para instalação no exterior. Um evaporador direto ligado, com uma potência de 20 kW, tempera o ar fornecido aos escritórios. Além disso, foram instalados dois sistemas de ventilação da série VAM de 650 m3 com recuperação de calor para fins de aeração e desaeração.

Daikin_TKS_Borken_003-min.jpg

As unidade split Daikin no telhado fornecem ar condicionado para a sala dos servidores. © DAIKIN

A unidade interior Daikin Perfera é responsável pelo ar condicionado. © DAIKIN

Daikin_TKS_Borken_002 (1)-min.jpg

Quando os sistemas Daikin de aquecimento, ventilação e arrefecimento foram instalados pela TEWA Lüftungs-Klima-Wartungs GmbH, uma empresa da localidade vizinha de Gronau, o foco era tornar as unidades invisíveis. Graças à sua colocação nas condutas de abastecimento e no telhado, mantém-se a aparência extravagante do edifício de escritórios, enquanto prevalece um clima agradável no interior do edifício.

Soluções elegantes no interior do edifício

Os tetos de arrefecimento e aquecimento libertam calor ou frio para as divisões. Os tubos de aço inoxidável conduzem a água quente e fria até às placas do teto. A ventilação é feita através de aberturas de ar. Cada divisão é sempre fornecida com uma quantidade mínima de ar. Um controlador de fluxo de volume variável permite que o volume de ar por divisão seja aumentado para um máximo predefinido. Os reguladores de fluxo de volume são controlados através de um sensor de temperatura das condutas e um sensor de qualidade do ar, que são instalados nas respetivas condutas de extração de ar das divisões. Se a qualidade do ar da divisão se deteriorar ou se a temperatura do ar extraído da divisão subir, o regulador do fluxo de volume é aberto e o fluxo de ar aumenta. Se a qualidade do ar e a temperatura ambiente forem adequadas, o controlador de fluxo de volume fecha-se e o fluxo de volume de ar é reduzido.

Daikin_TKS_Borken_007-min.jpg

A ventilação é feita através de aberturas discretas no teto. © DAIKIN

Os tubos de aço inoxidável conduzem o calor ou o frio até aos tetos de arrefecimento ou aquecimento. © DAIKIN

Daikin_TKS_Borken_008-min.jpg

Todas as unidades são controladas pelo Touch Manager inteligente (iTM). O sistema de controlo de fácil utilização assegura uma maior poupança de energia graças à gestão inteligente de energia e à fácil manutenção e operação. A tecnologia da Daikin e de outros fabricantes, tais como iluminação, bombas e ventiladores, também pode ser controlada com o iTM através da interface WAGO.

Ótima interação entre arquitetura e sustentabilidade

O conceito arquitetónico baseia-se numa planta sem colunas, enorme transparência e forte incidência de luz natural em todas as divisões. O objetivo era criar um conceito flexível que permitisse que as divisões fossem potencialmente utilizadas pelos inquilinos subsequentes. A disposição do edifício centrou-se também nos espaços fluidos, tanto no interior como no exterior, e na equivalência dos escritórios individuais. O tema da sustentabilidade dos edifícios e dos materiais do edifício também desempenhou um papel importante neste aspeto: todas as decisões de construção basearam-se nos requisitos do decreto relativo à poupança de energia (EnEV de 2016). Para além do ar condicionado respeitador do ambiente, o sombreamento era também uma questão importante que não podia entrar em conflito com a vontade de ter muita luz natural. No edifício, os painéis de teto asseguram o aquecimento e o arrefecimento, e oferecem opções de design consideráveis. A fachada apelativa do edifício de escritórios é de tijolo de clínquer regional, e as alcatifas são exclusivamente de fibras recicladas. "Estamos muito satisfeitos com a boa interação entre a sustentabilidade e a arquitetura que conseguimos na sede da TKS", conclui Elisabet Sommerfeldt.

Daikin_TKS_Borken_013-min.jpg

O novo edifício de escritórios da TKS GmbH em Borken foi concluído no verão de 2019. © DAIKIN

Artigos relacionados