8 conceções erradas sobre o piso radiante

Encontre a temperatura ideal para a sua casa

Não é fácil manter a casa acolhedora no inverno sem ter de ajustar constantemente a temperatura ambiente, especialmente em casas mais antigas e com um isolamento insuficiente. Se dispuser de aquecimento ou ar condicionado de ciclo reversível, o truque consiste em encontrar a definição perfeita, que lhe permita manter-se confortável sem arruinar o orçamento.

Será que existe um número mágico?

Geralmente, diz-se que entre 21 e 22 °C corresponde à temperatura ideal e mais saudável para interiores, durante todo o ano. No entanto, isso varia conforme as pessoas, sendo que um ambiente mais quente pode ser mais adequado a bebés, idosos e doentes. Por outro lado, há pessoas que costumam ter sempre calor e por isso consideram que as temperaturas ditas "normais" são demasiado elevadas.

Assim, para determinar a temperatura de conforto "ideal", deve colocar desde logo a questão de até que ponto a sua casa precisa de estar quente, debatendo o tema com quem partilha o seu lar para chegar a um consenso.

E se estiver demasiado quente?

O ambiente em que vivemos tem um impacto direto no bem-estar, por isso, quando o ambiente está demasiado quente torna-se mais difícil dormir. As crianças são especialmente sensíveis à temperatura ambiente, sendo que para algumas, um ambiente demasiado quente (e consequentemente demasiado seco) provoca dificuldades respiratórias e pode dar origem a problemas respiratórios graves.

Os idosos também têm uma maior probabilidade de sofrer com ambientes demasiado quentes, sendo que o sobreaquecimento à noite pode contribuir substancialmente para problemas graves, como ataques cardíacos, tromboses e ataques de asma.

Como é evidente, o sobreaquecimento também implica mais custos. Mesmo para quem não se preocupa com questões monetárias, é pouco inteligente utilizar recursos preciosos para um aquecimento de que não necessita.

E se estiver demasiado frio?

Todos conhecemos alguém que gosta de dizer aos outros para se agasalharem em vez de utilizarem o aquecimento, mas essa não é de todo a solução ideal.

A outra consideração a ter em conta é o conforto. É muito difícil dormir quando se sente frio, assim como concentrar-se no estudo e no trabalho. Há que ter isso em conta se viver com estudantes ou trabalhadores domésticos.

O facto de estar demasiado frio também pode provocar dores musculares e cansaço, uma vez que o corpo não consegue relaxar porque está em constante tensão devido ao frio. O apetite também aumenta quando está frio, pelo que a tendência é comer em demasia para tentar permanecer quente. Pode ser esse o motivo pelo qual há quem tente perder os quilos acumulados no inverno quando a primavera chega!

Como encontrar o ponto ideal?

Como referido anteriormente, a temperatura "ideal" depende da sua casa. Instalar um sistema de ar condicionado de ciclo inverso de elevada qualidade faz com que esteja um passo à frente, mas também importa proteger a casa contra as correntes de ar, verificar o isolamento, assegurar que tem várias camadas leves de roupa da cama e definir o termostato para a extremidade mais baixa do intervalo acordado. Lembre-se que não pode controlar as estações, mas pode controlar o conforto da sua casa.

Sabia que?

Um sistema de ar condicionado de ciclo inverso também é conhecido por "bomba de calor". Simplesmente obtém calor do ar exterior, mesmo em noites de inverno, e transfere-o para o interior utilizando um fluido frigorigéneo para aquecer (ou arrefecer) o ar antes de o distribuir pela divisão. As bombas de calor são uma forma eficiente de manter a casa quente durante o inverno.

Artigos relacionados