Skip to main content

Compreender o consumo energético de uma bomba de calor ar-ar

Com os custos de energia tão elevados, a eficiência da bomba de calor ar-ar é importante

A eficiência energética é um fator primordial para muitos proprietários de habitações, tendo em conta a proteção do planeta e a redução das faturas. Se estiver a considerar a instalação de uma bomba de calor ar-ar (também conhecida como sistema de ar condicionado) para aquecer e arrefecer a sua habitação, é conveniente ter uma ideia do respetivo consumo energético.

O que determina o consumo energético de uma bomba de calor ar-ar?

São muitos os fatores que afetam o consumo energético e os custos de funcionamento de uma bomba de calor ar-ar, incluindo:

  • Até que ponto a sua habitação está bem isolada e retém o calor ou se mantém fresca.
  • Posicionamento e orientação da habitação. Se a habitação estiver abrigada do sol e do vento, pode necessitar de menos energia para arrefecimento e aquecimento. Se estiver orientada para sul e tiver bastantes janelas, pode aquecer mais no verão (exige mais energia) e manter-se mais quente no inverno (exige menos energia).
  • Dimensões do espaço. Os espaços maiores necessitam de mais energia para aquecer e arrefecer.
  • Quantas pessoas vivem na habitação e quais são as suas necessidades. Os bebés e os idosos podem precisar que a habitação esteja mais quente no inverno ou sentir maior desconforto com o calor no verão. Também depende de quanto tempo passa na habitação, por exemplo, se trabalha fora.
  • Se tem persianas ou cortinas que mantêm o calor no interior ou bloqueiam o sol.
  • Se tem painéis solares fotovoltaicos para dispor de eletricidade "gratuita".

O tipo, o tamanho e a capacidade das unidades de bomba de calor ar-ar também são importantes. Se forem demasiado pequenas, não serão eficazes nem eficientes. Podem ter de trabalhar mais para aquecer e arrefecer a divisão, utilizando mais energia, a um custo superior, com menos benefícios no alcance de uma temperatura confortável. Se forem demasiado grandes, criam fluxos de ar em excesso e podem causar correntes de ar. Mais uma vez, isso é ineficiente, dispendioso e eventualmente desagradável.

Homem a ler à mesa enquanto beneficia de uma temperatura perfeita na sua habitação
Sala de estar branca com um sofá e uma solução de climatização mural acima do mesmo

Como posso saber mais sobre a eficiência e o consumo energético de uma bomba de calor ar-ar?

Todos os dispositivos elétricos e eletrónicos vendidos na UE têm uma classificação de eficiência energética. O intervalo é entre A+++ (mais eficiente) e D (menos eficiente), para tomar uma decisão informada as etiquetas energéticas de todos os produtos Daikin encontram-se no nosso website.

Existem também classificações de eficiência sazonal para produtos de aquecimento e arrefecimento que todos os fabricantes de unidades vendidas na UE têm de usar. O índice de eficiência energética sazonal (SEER) diz respeito à eficiência energética em arrefecimento e o coeficiente de desempenho sazonal (SCOP) diz respeito à eficiência energética em aquecimento. Estes medem a eficiência num ambiente típico e o consumo energético anual.

Pode efetuar uma estimativa da utilização energética da bomba de calor: a maior parte dos fabricantes indica o consumo anual dos seus modelos em kilowatt-hora nos websites ou nas brochuras. Se sabe quanto o seu fornecedor cobra por kilowatt-hora, pode calcular aproximadamente qual será o valor da fatura, tendo em conta as variáveis indicadas.

Saiba mais sobre a eficiência de uma bomba de calor ar-ar na gama de produtos Daikin.