Skip to main content

Os prós e contras de uma bomba de calor

As bombas de calor valem o investimento? Vamos analisar os benefícios e as desvantagens de instalar uma bomba de calor em sua casa.

Unidade exterior de um sistema de bomba de calor instalada junto do terraço

O mundo está em mudança, rumo à eliminação dos sistemas de combustíveis fósseis e, consequentemente, as bombas de calor estão a tornar-se uma alternativa popular. Todos vivemos vidas diferentes e há muitos tipos de bombas de calor para se adaptarem às necessidades de todos. Antes de fazer um grande investimento para a sua casa, como uma bomba de calor, é bom ter em consideração as vantagens e desvantagens.

 

Versatilidade e flexibilidade

Para além dos motivos financeiros e ambientais, as bombas de calor são uma solução versátil para qualquer casa. Fornecem aquecimento, água quente e arrefecimento a moradias isoladas, geminadas, em banda ou apartamentos, dando resposta a todas as necessidades de conforto da sua casa sempre que precisa. Além disso, a maioria das bombas de calor pode ser controlada através de uma aplicação; por isso, esteja onde estiver, está sempre no controlo.

Impacto ambiental reduzido

Um fator importante na transição para as bombas de calor é a necessidade de alternativas de baixo impacto aos sistemas de combustíveis fósseis.

As bombas de calor funcionam principalmente através do consumo de energia renovável. Usam menos eletricidade, não produzem emissões locais e, em alguns casos, não produzem quaisquer emissões, dependendo da origem da eletricidade.

O uso de fontes de energia renováveis como ar, solo e água significa que as bombas de calor fornecem aquecimento e água quente de uma forma muito mais sustentável do que os sistemas tradicionais.

Manutenção e assistência técnica reduzidas

As bombas de calor apresentam um design robusto e poucas peças móveis. Isto significa que exigem muito pouca manutenção, assistência técnica e reparações, especialmente em comparação com a manutenção que é necessária para uma caldeira tradicional. As bombas de calor exigem apenas uma verificação de manutenção geral uma vez por ano.

Retorno do investimento

Considere os menores custos energéticos, os subsídios governamentais e a menor necessidade de manutenção. É óbvio que as bombas de calor proporcionam um maior retorno do investimento do que os sistemas de aquecimento que funcionam a combustíveis fósseis. Além disso, instalar uma bomba de calor pode frequentemente aumentar o valor de um imóvel, proporcionando um maior retorno caso pretenda vender a sua casa.

As desvantagens das bombas de calor

Um dos principais desafios de uma bomba de calor é o custo inicial de compra e instalação. O preço varia, dependendo do local onde vive e do tipo de bomba de calor que escolher. Apesar de muitos países oferecerem subsídios para ajudar nos custos iniciais, as bombas de calor podem exigir um investimento inicial significativo e superior ao de um sistema de gás. O eventual retorno depende dos preços da eletricidade e do gás ou óleo, os quais variam de país para país.

O investimento inicial é compensado por um custo de funcionamento muito baixo, visto que 75% do funcionamento se baseia em energia renovável, a qual é gratuita. Isto cria um sistema de aquecimento muito atrativo quando se tem em consideração a vida útil total do produto.

Instalar uma bomba de calor pode ser complexo. Antes de instalar uma bomba de calor, o seu instalador precisa de compreender elementos como o movimento atual do calor ou o nível de isolamento da sua casa, a geologia local se estiver a considerar uma bomba de calor com origem no solo e as suas próprias necessidades de aquecimento e arrefecimento.

Pesquisa e planeamento

Após a sua pesquisa inicial, um dos nossos instaladores vai ajudá-lo ao longo de todo o processo de tomada da decisão, de modo a ajudá-lo a escolher a melhor opção.

Verifique o nível de isolamento da sua casa e considere dar prioridade a trabalhos de isolamento, caso necessário.

A instalação de uma bomba de calor exige um maior planeamento do que a instalação de uma caldeira de combustível fóssil. É importante definir o tamanho correto da unidade para garantir que o seu aquecimento funciona de forma eficiente e económica. Um cálculo detalhado e preciso da perda de calor irá ajudar a definir o tamanho necessário, tendo em consideração o tipo de emissores na casa. Um instalador da Daikin irá efetuar este cálculo para si. Também pode realizar você mesmo uma avaliação preliminar através da nossa recomendação de soluções.

Mãe vê um livro pequeno, com o filho no colo
Menina dança num piso aquecido