

Ventilação

Os sistemas de ventilação asseguram condições de ambiente interior ideais, ao proporcionarem ar novo, garantindo um elevado nível de conforto para edifícios de todos os tamanhos e diferentes aplicações.
Numa divisão ou edifício estanque, o ar não circula facilmente entre o exterior e o interior. O que origina que os poluentes existentes no ar permaneçam nesse espaço. Tal pode ter impacto na saúde dos ocupantes. A ventilação é essencial para diluir e remover esses poluentes do ar.
Um sistema de ventilação com uma boa manutenção e uma renovação de ar adequada, demonstraram ser uma solução eficaz para proteger as pessoas contra contaminantes, incluindo vírus.
Geralmente, estes poluentes são:
- CO2
- Humidade
- Compostos orgânicos voláteis
Medimos o CO 2 e a Humidade Relativa desta forma:
- CO2 (PPM):
O CO2 é um gás presente no ar, produzido por qualquer organismo vivo que respire. A concentração média de CO2 no ar ambiente situa-se entre 300-400 ppm.

- > 1200ppm = a qualidade do ar interior é FRACA
- 1000-1200 ppm = a qualidade do ar interior é ACEITÁVEL
- < 1000 ppm = a qualidade do ar interior é SAUDÁVEL
- HUMIDADE RELATIVA (HR %):
É a proporção da pressão parcial do vapor de água em relação à pressão de equilíbrio do vapor de água a uma determinada temperatura.

- > 70 % = o ar está DEMASIADO HÚMIDO
- 30-70 % = o ar está BOM
- < 30 % = o ar está DEMASIADO SECO
Conceito da tecnologia CHRV
Conceito da “Ventilação centralizada com recuperação de calor” (CHRV)

Sistema de ventilação de 2 zonas
Os sensores monitorizam a presença e atividade de ocupantes na habitação através de sensores de CO2 e/ou humidade. Tal permite uma deteção automatizada de quando ventilar, onde ventilar (zona de dia ou zona de noite) e que quantidade ventilar.
O controlo das zonas em separado com uma válvula integrada reduz o consumo dos ventiladores EC, o que se traduz na maior redução energética e numa etiqueta energética A+.
Principais vantagens da tecnologia CHRV
Eficiência energética
- O ar novo passa pelo permutador de calor antes de ser fornecido
- Bypass para capacidade free cooling
- Possibilidade de sistema de controlo de 2 zonas
Qualidade do ar interior
- Filtração de elevada capacidade
- Sensores de CO2 / humidade

Conforto
- No inverno, permite que o ar de retorno passe a maioria do seu calor para o ar novo de entrada
- Possibilidade de pré-aquecer o ar novo no inverno
Porquê a DUCO?
A DUCO oferece soluções completas
Solução completa para ventilação
Gama completa de unidades de ventilação mecânica centralizada com recuperação de calor (CHRV), condutas e acessórios.
Controlo de capacidade inteligente
A divisão só é ventilada quando é necessário e com o correto volume de ar. A concentração de CO2 e a humidade atmosférica são utilizadas como indicadores. Tal ajuda a evitar perdas de calor desnecessárias e garante um clima interior ideal.
Um dos sistemas mais silenciosos
Um clima interior confortável criado por sistemas de ventilação silenciosos. A DUCO destaca-se em termos acústicos, tanto no ar de insuflação como de exaustão.
Calibração automática
A calibração automática, em que a tecnologia de medição e ajuste é baseada nos princípios da calibração sob pressão constante, oferece sempre 100% de garantia de um resultado final qualitativo e traduz-se numa poupança de 50% no tempo de configuração para o instalador.
Conectividade
Com o opcional Communication Print, tem a opção de permitir que os sistemas de ventilação DUCO comuniquem via ModBus e/ou Ethernet. A integração ModBus possibilita que sejam ligados a um sistema de domótica.
Elevada eficiência de conversão de energia
A combinação de filtros dinâmicos de distribuição de ar e permutadores de calor de elevado desempenho resulta numa taxa de eficiência bastante elevada.
Só na Daikin

Graças à DUCO, a Daikin oferece sistemas centralizados com recuperação de calor, com uma válvula de 2 zonas integrada. Com a versão de 2 zonas da DucoBox Energy Premium, a gama de produtos da Daikin é ampliada com um sistema de ventilação único com controlo de 2 zonas integrado. Caso uma determinada zona não necessite ventilação, a mesma não é ventilada. As poupanças no custo de aquecimento, o menor consumo e o conforto acústico da unidade (menores rpm) são as consequências lógicas.
Os sensores detetam meticulosamente os movimentos dos residentes pela habitação. Tal permite determinar automaticamente onde, quando e em que quantidade é necessária ventilação.
Ao controlar as duas zonas em separado com uma válvula integrada, o consumo dos ventiladores EC é reduzido consideravelmente, o que se traduz numa etiqueta energética A+.
- Ótima qualidade do ar interior, com a maior otimização energética possível, graças ao controlo de 2 zonas
- O sistema de ventilação mais silencioso no mercado
- Calibração automática
-
DucoBox_Energy_Comfort_Premium_B2B_Product catalogue_ECPPT21-797_PortuguesePDF | 2.39MB