Uma família a jogar.

Ventilação residencial

Descobrir mais sobre a solução CHRV para edifícios residenciais

Ventilação

Hall de entrada de um edifício de escritórios moderno com parte frontal em vidro voltada para a estrada e plantas

Os sistemas de ventilação asseguram condições de ambiente interior ideais, ao proporcionarem ar novo, garantindo um elevado nível de conforto para edifícios de todos os tamanhos e diferentes aplicações.

Numa divisão ou edifício estanque, o ar não circula facilmente entre o exterior e o interior. O que origina que os poluentes existentes no ar permaneçam nesse espaço. Tal pode ter impacto na saúde dos ocupantes. A ventilação é essencial para diluir e remover esses poluentes do ar.

Um sistema de ventilação com uma boa manutenção e uma renovação de ar adequada, demonstraram ser uma solução eficaz para proteger as pessoas contra contaminantes, incluindo vírus.

Geralmente, estes poluentes são:

  • CO2
  • Humidade
  • Compostos orgânicos voláteis

Medimos o CO 2 e a Humidade Relativa desta forma:

  • CO2 (PPM):
    O CO2 é um gás presente no ar, produzido por qualquer organismo vivo que respire. A concentração média de CO2 no ar ambiente situa-se entre 300-400 ppm.
Ilustração sobre a concentração média de CO2.

  • > 1200ppm = a qualidade do ar interior é FRACA
  • 1000-1200 ppm = a qualidade do ar interior é ACEITÁVEL
  • < 1000 ppm = a qualidade do ar interior é SAUDÁVEL
  • HUMIDADE RELATIVA (HR %):
    É a proporção da pressão parcial do vapor de água em relação à pressão de equilíbrio do vapor de água a uma determinada temperatura.
Ilustração sobre a humidade relativa.

  • > 70 % = o ar está DEMASIADO HÚMIDO
  • 30-70 % = o ar está BOM
  • < 30 % = o ar está DEMASIADO SECO

Conceito da tecnologia CHRV

Conceito da “Ventilação centralizada com recuperação de calor” (CHRV)

Ilustração que apresenta o sistema de ventilação de 2 zonas

Sistema de ventilação de 2 zonas

Os sensores monitorizam a presença e atividade de ocupantes na habitação através de sensores de CO2 e/ou humidade. Tal permite uma deteção automatizada de quando ventilar, onde ventilar (zona de dia ou zona de noite) e que quantidade ventilar.

O controlo das zonas em separado com uma válvula integrada reduz o consumo dos ventiladores EC, o que se traduz na maior redução energética e numa etiqueta energética A+.

Principais vantagens da tecnologia CHRV

Eficiência energética

  • O ar novo passa pelo permutador de calor antes de ser fornecido
  • Bypass para capacidade free cooling
  • Possibilidade de sistema de controlo de 2 zonas

Qualidade do ar interior

  • Filtração de elevada capacidade
  • Sensores de CO2 / humidade

Unidade DUCO

Conforto

  • No inverno, permite que o ar de retorno passe a maioria do seu calor para o ar novo de entrada
  • Possibilidade de pré-aquecer o ar novo no inverno

Porquê a DUCO?

A DUCO oferece soluções completas

Solução completa para ventilação

Gama completa de unidades de ventilação mecânica centralizada com recuperação de calor (CHRV), condutas e acessórios.

Controlo de capacidade inteligente

A divisão só é ventilada quando é necessário e com o correto volume de ar. A concentração de CO2 e a humidade atmosférica são utilizadas como indicadores. Tal ajuda a evitar perdas de calor desnecessárias e garante um clima interior ideal.

Um dos sistemas mais silenciosos

Um clima interior confortável criado por sistemas de ventilação silenciosos. A DUCO destaca-se em termos acústicos, tanto no ar de insuflação como de exaustão.

Calibração automática

A calibração automática, em que a tecnologia de medição e ajuste é baseada nos princípios da calibração sob pressão constante, oferece sempre 100% de garantia de um resultado final qualitativo e traduz-se numa poupança de 50% no tempo de configuração para o instalador.

Conectividade

Com o opcional Communication Print, tem a opção de permitir que os sistemas de ventilação DUCO comuniquem via ModBus e/ou Ethernet. A integração ModBus possibilita que sejam ligados a um sistema de domótica.

Elevada eficiência de conversão de energia

A combinação de filtros dinâmicos de distribuição de ar e permutadores de calor de elevado desempenho resulta numa taxa de eficiência bastante elevada.

 

Só na Daikin

Uma mulher a relaxar no sofá

Graças à DUCO, a Daikin oferece sistemas centralizados com recuperação de calor, com uma válvula de 2 zonas integrada. Com a versão de 2 zonas da DucoBox Energy Premium, a gama de produtos da Daikin é ampliada com um sistema de ventilação único com controlo de 2 zonas integrado. Caso uma determinada zona não necessite ventilação, a mesma não é ventilada. As poupanças no custo de aquecimento, o menor consumo e o conforto acústico da unidade (menores rpm) são as consequências lógicas.

Os sensores detetam meticulosamente os movimentos dos residentes pela habitação. Tal permite determinar automaticamente onde, quando e em que quantidade é necessária ventilação.

Ao controlar as duas zonas em separado com uma válvula integrada, o consumo dos ventiladores EC é reduzido consideravelmente, o que se traduz numa etiqueta energética A+.

  • Ótima qualidade do ar interior, com a maior otimização energética possível, graças ao controlo de 2 zonas
  • O sistema de ventilação mais silencioso no mercado
  • Calibração automática