Skip to main content

Vantagens de ter um sistema de ventilação na sua habitação

Benefícios de uma melhor ventilação para a segurança

Futuros pais num sofá numa sala ventilada

Está ciente de todos os perigos de uma má ventilação na sua habitação? Um bom sistema de ventilação pode proteger contra vários tipos de efeitos na sua saúde física ou mental.

Cinco perigos ocultos que pode evitar com um sistema de ventilação

São muitos os motivos por que um sistema de ventilação beneficia a sua habitação. O sistema adequado pode proteger contra estes riscos ocultos.

1. Envenenamento por monóxido de carbono

O monóxido de carbono (CO) é um gás tóxico que pode ser nocivo se inalado. O CO é libertado por aparelhos que queimam gás, madeira, óleo ou carvão. É incolor e inodoro, pelo que é difícil de detetar. A ventilação é vital para garantir ar livre de CO.

Os sintomas de envenenamento por monóxido de carbono incluem dor de cabeça, tontura, náusea, confusão mental, dor no peito e muscular e falta de ar. Se considerar que está a sofrer de envenenamento por CO, interrompa imediatamente o uso do aparelho. Abra as janelas, dirija-se para o exterior e procure assistência médica.

2. Doença mental e física

Passamos quase 90% do nosso tempo no interior, pelo que a qualidade do ar interior é vital para a nossa saúde física e mental. Uma má ventilação causa fadiga e pode reduzir o desempenho e a concentração. Muitas pessoas ventilam durante o dia mas fecham as janelas à noite, especialmente no inverno, e acordam cansadas ou com dor de cabeça. Um sistema de ventilação mecânica pode ser uma solução para este problema.

3. Condições quentes e húmidas

O calor e a humidade ocorrem quando muitas pessoas estão a trabalhar no mesmo espaço. Tal verifica-se especialmente no verão, quando o seu espaço de trabalho doméstico pode estar quente e abafado. Isto cria desconforto, podendo resultar em fadiga e numa menor produtividade. Uma ventilação adequada resulta num aumento da função cognitiva. Um sistema de ventilação pode deixar as pessoas mais alertas e capazes de enfrentar os desafios do dia a dia e do trabalho.

4. Bolor e superfícies podres

A exposição ao bolor pode ter efeitos negativos para a saúde. As pessoas com problemas imunológicos ou outros têm maior probabilidade de serem afetadas. O bolor preto – por vezes denominado bolor tóxico – é um dos piores e pode causar problemas graves para a saúde, uma vez que liberta micotoxinas. A investigação sugere que as micotoxinas estão associadas a graves problemas de saúde em pessoas que vivem em edifícios contaminados.

Os sintomas de envenenamento por bolor incluem dores generalizadas, dor de cabeça, perda de memória, hemorragia nasal e falta de ar. A ventilação ajuda a reduzir o risco. Mantém os níveis de humidade baixos com ar que flui mais livremente. Também pode reduzir o risco de bolor através da reparação de fugas.

O clima em que vive irá determinar qual é a melhor opção: janelas abertas ou ventilação de ar mecânica. Num clima quente e húmido, o ar condicionado é um beneficio vantajoso. Se a humidade for elevada, todos os ocupantes na habitação vão sentir-se desconfortáveis. Abrir as janelas vai permitir a entrada de mais humidade, o que também pode danificar mobílias ou  pisos de madeira.

5. Má qualidade do ar devido a fraca ventilação

É frequente sentir alguma indisposição quando está em casa? Costuma sentir fadiga ou dor de cabeça, ou que a sua habitação está abafada? A solução pode estar simplesmente numa melhor ventilação.

Atualmente, as habitações modernas estão tão bem isoladas que não existe uma  entrada de ar através de fendas, como acontece nos edifícios mais antigos. Embora o isolamento seja fantástico para poupar energia, é importante manter um edifício bem ventilado.

As atividades do dia a dia, como cozinhar ou tomar um banho, criam humidade. As plantas, os animais e o simples respirar dos ocupantes , contribuem para a poluição do ar no interior da habitação. A falta de ventilação resulta em valores elevados de humidade e dióxido de carbono, o que resulta em problemas como tosse, dor de cabeça, fadiga, constipações crónicas, desidratação, asma e alergias.

As fábricas e os escapes dos automóveis também produzem níveis elevados de CO2 e outras substâncias nocivas na atmosfera. Porém, este ar pode ser menos poluente que o ar interior. A poluição do ar interior é causada por agentes de limpeza, tinta, fragrâncias, mobília e têxteis. Um purificador de ar assegura que as substâncias insalubres – como o pó fino, o pólen e o bolor – são removidas.

Uma boa ventilação da sua habitação beneficia a sua saúde.

Casal a preparar-se para se deitar numa habitação bem ventilada
Casal a jogar em roupa de dormir numa habitação bem ventilada

Evite estes cinco perigos ocultos, conheça os sistemas de ventilação Daikin.