Skip to main content

Como é que os nossos sistemas de ventilação residencial permitem poupar dinheiro?

Conheça formas de reduzir a fatura graças a um sistema de ventilação que poupa energia

Pais e criança sentados no chão a brincar e a usufruir de uma habitação ventilada

Sabia que um sistema de ventilação é uma forma fantástica de reduzir a sua fatura energética? Vejamos as formas como melhora a eficiência da sua habitação e minimiza os custos.

Como funciona um sistema de ventilação que poupa energia?

Cada vez mais pessoas procuram formas de poupar dinheiro nas suas faturas. O preço da energia está a aumentar na Europa. Como tal, é mais importante do que nunca manter a sua habitação eficiente. Sabia que a ventilação é uma solução?

A instalação de um sistema de ventilação pode não ser uma forma óbvia de poupar dinheiro. No entanto, pode reduzir o seu consumo energético e reduzir os custos a longo prazo. Uma ventilação eficiente mantém o  nível de conforto no interior da sua habitação. Também assegura que o ar na sua habitação está limpo e seco. O ar seco aquece mais rapidamente que o ar húmido, pelo que a sua habitação aquece de forma mais rápida e simples, poupando dinheiro.

4 funcionalidades que reduzem os custos energéticos do seu sistema de ventilação residencial

Os sistemas de ventilação têm várias funcionalidades que podem aumentar a eficiência energética da sua habitação.

Recuperação de calor. Um sistema de ventilação mecânica permite recuperar o calor. Extrai a energia térmica da extração do ar e transfere-o para o ar novo de entrada através de um permutador de calor. Tal aumenta significativamente a recuperação de calor, poupando energia e custos.

Consistência. Um sistema de ventilação assegura que a sua habitação está à temperatura ideal. Assim, não tem de ligar ou desligar o aquecimento, em vez disso, pode manter uma temperatura consistente. É mais barato do que ligar aparelhos de aquecimento a temperaturas elevadas por curtos períodos de tempo.

Pressão. Um sistema de ventilação inteligente mantém a pressão no interior da sua habitação positiva. Tal significa que a pressão no interior é igual à pressão no exterior. Reduz o risco de humidade no ar, uma vez que mantém a entrada de ar novo enquanto remove o ar húmido. Consequentemente, é mais fácil aquecer de forma eficiente.

Ventilação com controlo da capacidade. Ventila apenas quando necessário, onde necessário e durante o tempo necessário. Desta forma, elimina a ventilação desnecessária.

Criança a brincar no chão numa sala com ar fresco
Mãe e criança sentadas no chão a ler um livro confortavelmente numa sala ventilada

Quer saber mais sobre os nossos sistemas de ventilação eficientes a nível energético? Conheça a gama Daikin e veja como pode reduzir os custos energéticos.