Skip to main content

Como a temperatura interior afeta a sua saúde física e mental

Qual é uma temperatura interior saudável?

Casal a jogar jogos de tabuleiro enquanto usufrui de uma temperatura ambiente perfeita

Quando uma divisão está fria ou o ar está abafado, temos tendência a começar a sentir-nos sem energia ou ânimo. Sabia que a temperatura interior ideal da sua habitação pode afetar a sua saúde física e mental?

 

Qual é a temperatura ambiente confortável recomendada? A temperatura interior ideal não se resume ao conforto – pode ter influência na nossa saúde física e mental. Seja a temperatura corporal, capacidade cognitiva, resistência à infeção, saúde mental ou até sintomas de demência, a temperatura da sua habitação faz uma grande diferença para o seu bem-estar.

Graus de bem-estar

A temperatura interior ambiente pode parecer um fator menor para a sua tranquilidade geral, mas pense na última vez em que esteve num local demasiado quente ou frio. Poderá ter sido num evento num espaço desconfortavelmente quente ou num dia de trabalho num escritório demasiadamente frio. Pense em como tal afetou não só a sua felicidade como o seu desempenho.

O relatório do Departamento de saúde da Associação de construções ecológicas polaca sugere que o conforto térmico influencia a disposição, a eficiência, a produtividade e a satisfação no trabalho. Demasiado quente? Os funcionários sentem-se sem energia, cansados. Demasiado frio? Os funcionários têm dificuldade em concentrar-se. Os estudos da Universidade de Tecnologia de Helsínquia e do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley sustentam esta teoria: os cientistas concluíram que a produtividade dos funcionários era mais elevada a 21-22 °C. Cada aumento de 1 °C provoca um declínio da produtividade em dois pontos percentuais.

Qual é uma temperatura interior saudável?

Se a sua habitação for fria e húmida, torna-se um local fértil para humidade e bolor. Uma temperatura interior inferior a 16 °C aumenta o risco de asma e outras condições respiratórias, e abaixo dos 12 °C o sistema cardiovascular fica sob tensão. Uma habitação fria pode aumentar o risco de depressão e confusão mental. Se vive com dores crónicas, pode piorar a sua condição. Se a habitação estiver demasiado quente e abafada, pode desenvolver dor de cabeça ou irritação das membranas mucosas, ou sentir demasiado cansaço para se concentrar.

Qual é a temperatura ambiente confortável recomendada?

Então, qual é a temperatura interior recomendada? Depende da divisão, mas 20 °C é uma boa referência. As casas de banho devem estar mais quentes, entre 22 e 24 °C, de forma a evitar um choque ao sair de um duche quente. Os quartos dos adultos têm de estar mais frescos, entre 16 e 19 °C, uma vez que a nossa temperatura corporal diminui durante o sono. Dormimos melhor se o nosso sistema regulador interno não tiver de trabalhar demasiado. Porém, tenha em conta que pode ser difícil dormir num quarto demasiado frio, ou estudar, caso também seja utilizado como área de trabalho de um estudante.

Os quartos das crianças devem estar entre os 17 e os 20 °C. Se o quarto de uma criança estiver demasiado quente, e como tal a qualidade do ar for seca, pode causar problemas respiratórios. Para as pessoas mais velhas que durmam num quarto demasiado quente, as consequências podem ser ataques cardíacos, asma e enfartes. Os estudos mostram que o desempenho físico das pessoas mais idosas – desde a sua capacidade para se levantarem de uma cadeira à rapidez com que caminham – é afetado negativamente por uma temperatura ambiente quente.

Temperatura equilibrada, vida melhor

Viver, trabalhar e dormir à temperatura ideal representa menos uma preocupação para o seu corpo. Se não tiver de regular a sua temperatura continuamente, pode utilizar essa energia para outras coisas.

Escolha o termómetro interior adequado

É bastante importante ter um bom termómetro interior para controlar a temperatura. Um termóstato digital é o ideal, uma vez que permite monitorizar a temperatura interior de forma precisa.

As soluções da Daikin ajudam a obter a temperatura ideal, garantindo conforto e bem-estar contínuos para si e a sua família.

Pai e filho adulto no sofá a uma temperatura interior ideal
Filho adulto com os seus pais, felizes, sentados à mesa de jantar