Skip to main content

A nossa história global

Daikin: Criar uma sociedade mais saudável e sustentável desde 1924

Uma história de inovação

Desde que a Daikin foi fundada, há quase um século, a nossa missão tem sido otimizar o ar que nos rodeia. Sempre nos servimos das nossas competências para melhorar vidas e contribuir para uma sociedade mais saudável e sustentável.

Em 1924, Akira Yamada fundou a Osaka Kinzoku Kogyosho Ltd, cujo nome foi alterado para Daikin em 1963. Em 1933 já investigávamos o uso de fluidos frigorigéneos fluorados. Foi o início de uma busca para desenvolver o equipamento de refrigeração e arrefecimento mais confortável e energeticamente eficiente.

Os utilizadores de transportes públicos no Japão foram dos primeiros a beneficiar, em 1936, do lançamento do Mifujirator, que fornecia ar condicionado no interior dos comboios. E desde então temos vindo a desenvolver essas inovações iniciais.

As bases da liderança

Na década de 50, o nosso foco era a inovação. No início da década de 60, fomos o primeiro fabricante no Japão a produzir em massa equipamento de ar condicionado autónomo e compacto. Sete anos mais tarde, lançámos o primeiro sistema de ar condicionado baseado em tecnologia de bomba de calor, lançando as bases para a nossa liderança nesta área.

Nos anos 70, a Daikin iniciou a sua expansão global com a primeira organização não doméstica em Ostend, na Bélgica: Daikin Europe N.V. A sua missão era desenvolver, fabricar e comercializar produtos para os mercados europeus. Em 1982, lançámos a primeira unidade de volume variável do fluido frigorigéneo (VRV) no Japão, fornecendo uma solução flexível e energeticamente eficiente para qualquer edifício.

A Daikin Europe começou a expandir-se rapidamente no início da década de 90. Estabelecemos afiliadas na Europa, no Médio Oriente e em África. O nosso sucesso deveu-se aos populares sistemas VRV comerciais eficientes a nível energético, à crescente procura de equipamento de ar condicionado doméstico e às excelentes parcerias com instaladores.

Responder às necessidades em mudança

Depois, em meados dos anos 2000, começámos a expandir a nossa gama para incluir produtos de aquecimento e refrigeração. Na Europa, a procura de aquecimento continuava bastante superior à necessidade de ar condicionado. Embora o mercado de aquecimento fosse maioritariamente servido por fornalhas a óleo, gás e madeira, utilizámos a nossa tecnologia para desenvolver a bomba de calor ar-água Daikin Altherma. Trouxemo-la para o mercado em 2006, oferecendo aos proprietários de habitações uma solução de aquecimento e arrefecimento simples e sustentável.

As coisas também estavam a mudar no mundo da refrigeração. Vimos o potencial das soluções totais de aquecimento, arrefecimento e refrigeração e começámos a trazê-las para o mercado com o lançamento do Conveni-Pack. Os nossos sistemas proporcionaram grandes poupanças energéticas, especialmente nas estações mais frias, em que os supermercados podiam utilizar o calor gerado pelos seus refrigeradores para aquecer as lojas.

Um líder global, antes e agora

Entre 2016 e 2018, a Daikin adquiriu quatro fabricantes de refrigeração com sede na Europa: Zanotti, Tewis, Hubbard e AHT. Esta aquisição permitiu-nos fornecer produtos sustentáveis para toda a cadeia de frio, incluindo a refrigeração de transportes e arcas de supermercados.

Embora a Daikin Europe tivesse atividades de I&D desde o início, formalizámos esta parte das nossas operações em 2011 com o Centro de Desenvolvimento EMEA. Atualmente, o centro é líder global de I&D para tecnologia de aquecimento e refrigeração por bomba de calor.

Sempre na vanguarda da inovação e sustentabilidade, em 2021 a Daikin anunciou o seu plano Fusion 2025. Este coloca-nos na linha da frente da transição para uma sociedade neutra em carbono – mantendo-nos fiéis à nossa missão original.