O futuro é renovável, o futuro é Daikin
A Daikin propõe quatro passos que vão ajudar a cumprir os objetivos de energia renovável da UE para 2030. Estes vão dar um contributo significativo para criar um mundo mais sustentável, ecológico e seguro.

Deparamo-nos com inúmeros desafios para criar um ambiente sustentável e desenvolver um parque habitacional neutro em carbono. Um desses desafios é tirar o máximo proveito da energia renovável ao aquecer as nossas habitações. A tecnologia de bomba de calor desempenha um papel bastante importante na descarbonização das habitações na Europa.
Muitas habitações continuam a utilizar sistemas de aquecimento desatualizados que usam carvão e óleo. Na Daikin, estamos empenhados em substituir estes sistemas por tecnologia de bomba de calor topo de gama.
Países como a Suécia criaram legislações para fazer das bombas de calor o sistema standard para novas construções. Um estudo de 2020 mostra que as novas construções representam mais de metade do mercado de bombas de calor na Alemanha. No entanto, em toda a Europa, apenas 10% dos sistemas de aquecimento instalados anualmente utilizam tecnologia de bomba de calor. Este valor é inferior ao objetivo da Comissão Europeia para energia renovável: que tem como objetivo as bombas de calor representarem 40% dos dispositivos de aquecimento e arrefecimento.
A Comissão introduziu um conjunto de políticas, denominadas Pacto Ecológico Europeu, que visam tornar a Europa climaticamente neutra em 2050 através de tecnologia de baixo impacto. Na Daikin, definimos quatro passos que ajudariam a Europa a cumprir os objetivos da Comissão.
Passo 1: Fortalecer novas regras de construção sobre o uso de energia
A Europa tem de descontinuar os sistemas de aquecimento mais poluentes. Todos os estados-membros da UE foram obrigados a implementar estratégias que garantam que as novas construções de moradias e apartamentos têm melhores estatísticas de desempenho carbónico. Consequentemente, estimamos que as bombas de calor tenham agora uma quota de mercado de 50% nas novas habitações.
Passo 2: Aumentar a taxa de substituição
Para alcançar os objetivos de descarbonização da UE, todos os anos temos de substituir, pelo menos, 2% de todos os sistemas de aquecimento residenciais baseados em combustíveis fósseis por soluções eletrificadas. Atualmente, estamos a substituir apenas metade deste valor. As bombas de calor devem ser consideradas a escolha mais lógica para substituição.
Passo 3: Cessar os incentivos aos combustíveis fósseis
Os governos têm de tornar as bombas de calor acessíveis para o proprietário comum. Tornar os combustíveis fósseis menos apelativos e reduzir os preços da energia ecológica irá aumentar a utilização de bombas de calor e ajudar à migração para um futuro mais sustentável.
Passo 4: Fazer do aquecimento renovável a norma
Na Daikin, consideramos que as bombas de calor têm de tornar-se a norma ao substituir sistemas de aquecimento. As bombas de calor são uma tecnologia comprovada e a sua capacidade de produção de água quente evoluiu rapidamente. Todas as novas construções ou habitações renovadas na Europa poderiam ter uma bomba de calor instalada.
O futuro
Na Daikin, estamos dedicados a desempenhar o nosso papel para ajudar a solucionar questões sociais urgentes relacionados com o aquecimento global. Para tal, estamos a investir na inovação e na capacidade de produção local na Europa para fornecer bombas de calor fiáveis, inteligentes e eficientes a nível energético que possam ajudar-nos na migração para uma sociedade neutra em carbono.
Veja este vídeo para saber mais.