Factos sobre o consumo de energia das bombas de calor
A resposta às suas dúvidas sobre o consumo de energia da bomba de calor

Talvez esteja a ponderar mudar para uma bomba de calor devido aos benefícios ambientais ou financeiros. Será que uma bomba de calor é realmente eficiente em termos energéticos? Vamos analisar mais de perto o consumo de energia de uma bomba de calor e descobrir como pode desfrutar de uma maior eficiência e custos mais baixos com uma bomba de calor em sua casa.
Consumo de energia da bomba de calor
As bombas de calor são um sistema de climatização sustentável. Elas extraem calor do ar, da água ou do solo no exterior e usam-no para fornecer aquecimento, arrefecimento ou água quente para a sua casa.
A menos que esteja a usar uma bomba de calor como parte de um sistema híbrido, o qual combina uma bomba de calor com uma caldeira a gás, não estará a usar quaisquer combustíveis fósseis e não terá de pagar qualquer gás.
As bombas de calor obtêm até 75% da energia de que precisam gratuitamente da natureza e a restante energia é alimentada pela eletricidade que aciona o compressor e o permutador de calor. Mas isso não significa necessariamente uma fatura de eletricidade elevada.
Vários fatores determinam a quantidade de eletricidade que uma bomba de calor usa. Estes fatores incluem o clima, a dimensão e o grau de isolamento da casa, bem como se a bomba de calor está a fornecer água quente ou arrefecimento.
Geralmente, um consumo eficiente depende de ter a bomba de calor certa, corretamente instalada e usada de forma adequada.
Eficiência da bomba de calor
O consumo de eletricidade da bomba de calor baseia-se em algo conhecido como coeficiente de desempenho sazonal (CoP), o qual permite a variação do desempenho ao longo do ano. Uma bomba tem de trabalhar mais no inverno do que no verão.
O CoP é calculado medindo a energia que entra (eletricidade) e a energia que sai (calor). Geralmente, uma bomba de calor produz 4 kWh de calor a partir de 1 kWh de energia elétrica, o que pode ser mais económico do que as suas faturas de gás ao longo de um ano. E há formas de aumentar a eficiência ainda mais.
O isolamento influencia a eficiência de qualquer sistema de aquecimento. Certifique-se de que todas as suas paredes, cavidades e janelas estão adequadamente isoladas para reduzir a carga de trabalho de uma bomba de calor e, consequentemente, o seu consumo.
Também pode minimizar o consumo das seguintes formas:
- garantir que a bomba de calor está corretamente instalada e configurada para o seu sistema de aquecimento;
- manter a temperatura relativamente constante em vez de a diminuir à noite;
- restringir a temperatura de aquecimento para um nível confortável;
- efetuar a manutenção regular do seu sistema.
Para maximizar efetivamente a eficiência e reduzir o consumo de eletricidade, considere combinar uma bomba de calor com outros sistemas, como um aquecimento por piso radiante e painéis solares.
Bomba de calor e painéis solares
Se combinar uma bomba de calor e painéis solares, é possível aumentar significativamente a eficiência de ambos os sistemas. Durante o inverno, quando o sol brilha menos, uma bomba de calor pode fornecer aquecimento porque extrai calor do ar ou do solo. No verão, os painéis solares podem alimentar a bomba de calor sem usar a rede elétrica.
A combinação de painéis solares e bomba de calor pode elevar o CoP para quatro ou mais unidades de calor produzido por cada unidade de energia consumida.
Combinar uma bomba de calor com painéis solares amplia a sua eficiência, resultando num menor consumo de eletricidade da rede e custos mais baixos. Permite aos proprietários tornarem-se mais independentes em termos energéticos, produzindo a sua própria energia sem precisar de empresas de serviços públicos.

