Daikin vence prémio Tektónica Inovação 2025 na categoria de Serviços
Paço de Arcos, 21 de abril de 2025 – A Daikin Portugal venceu o Prémio Tektónica Inovação 2025 com o serviço de monitorização remota Daikin Cloud Service Residential.

Este ano, a Daikin Portugal reforçou a sua presença na Tektónica, feira internacional da construção, onde apresentou as suas soluções de climatização mais eficientes e sustentáveis e partilhou a sua visão sobre os desafios do setor AVAC em Portugal. Simultaneamente, participou em diversos debates sobre temas centrais relacionados com a eficiência energética e o futuro da construção sustentável.
A presença da Daikin neste evento, considerado como uma referência no setor da construção, foi reforçada ainda pelo seu reconhecimento com a inovação, tendo conquistado o prémio Tektónica Inovação 2025. O prémio, concedido por personalidades relevantes na área da climatização, foi atribuído à Daikin Air Conditioning Portugal, distinguindo a plataforma Daikin Cloud Service Residential, na categoria de Serviços, entre as várias candidaturas.
Concebido para instaladores que procuram oferecer o melhor serviço aos seus clientes, o Daikin Cloud Service Residential aplica-se à gama Splits da Daikin e representa uma diferenciação chave no mercado. Oferece aos instaladores a possibilidade de monitorizar e controlar remotamente as unidades dos seus clientes, permitindo diagnósticos rápidos e intervenção remota de alguns parâmetros.

Pioneira nesta área, a Daikin oferece capacidades avançadas de acesso remoto através do Daikin Cloud Service Residential, permitindo que os instaladores acedam a dados de equipamentos instalados a partir de qualquer lugar. Podem manter-se em contacto enquanto monitorizam, ajustam e controlam os sistemas instalados 24/7. O acesso online permite uma análise de dados e notificações proativas de falhas melhorando os tempos de intervenção para um serviço mais rápido e eficaz.
Liderando o caminho no acesso remoto, o Daikin Cloud Service Residential foi projetado para aumentar a eficiência na manutenção de Splits, respondendo às principais necessidades de serviço dos instaladores. As funcionalidades avançadas oferecem apoio em três áreas:
- Definições do utilizador – A capacidade de aceder aos controlos do utilizador permite que os instaladores monitorizem e ajustem remotamente as parametrizações sempre que surjam problemas relacionados com erros de configuração, reduzindo a necessidade de visitas ao local.
- Definições de campo – A intervenção em algumas definições que até hoje apenas podiam ser ajustadas localmente permite poupar deslocações por parte do instalador. Destacamos a possibilidade de corrigir a leitura do sensor de temperatura de retorno para ajustá-la ao set point definido. Esta função é útil em situações em que um móvel ou uma janela estejam a interferir com a leitura do sensor.
- Captura e análise de dados – Leitura remota de 34 indicadores da ferramenta D-checker e possibilidade de visualizar o histórico de dados dos últimos dois meses. Esta função permite que os instaladores possam monitorizar continuamente informações críticas das unidades residenciais instaladas. Uma nova funcionalidade de visualização, com exibição gráfica e a disponibilidade de códigos de erro, simplifica a análise de tendências e permite uma identificação mais rápida de problemas.
Estas funcionalidades trazem vantagens claras tanto para os instaladores como para os seus clientes. Por exemplo, problemas simples, que não impliquem defeitos no produto ou nas peças, e que representam mais de metade dos pedidos de assistência, podem ser resolvidos rapidamente através da adaptação das definições de utilizador e de campo remotamente. E, em cenários mais complexos que exijam uma visita ao local, a monitorização remota permite um diagnóstico e planeamento de encomenda de peças com antecedência, resultando num serviço mais rápido e, muitas vezes, eliminando a necessidade de visitas repetidas.
Adicionalmente, ao reduzir as deslocações, a monitorização remota liberta os instaladores e aumenta o tempo disponível para novas instalações, criando mais oportunidades para identificar e ajudar novos clientes.
Por fim, a resposta rápida e o suporte especializado oferecidos pelo Daikin Cloud Service Residential muito valorizados pelos clientes, ajudam na promoção da fidelização, na construção de uma reputação sólida e na criação de novas oportunidades de encomenda através do “passa palavra”.
Dotar os instaladores com as melhores inovações, ferramentas e serviços foi sempre uma missão central da Daikin. As funcionalidades avançadas deste serviço permitem não só aumentar a eficiência energética a nível residencial, como na perspetiva do instalador, impulsionar o seu negócio.
Para mais informações sobre o produto, visite a página da Daikin dedicada aqui
Sobre a Daikin
Preocupamo-nos com o ar. Utilizamos os nossos anos de experiência em ar condicionado e a nossa paixão por tecnologias inovadoras para que o ar que respiramos seja o melhor possível. E queremos fazer isso ao mesmo tempo que cuidamos do ambiente e protegemos as gerações futuras. Até 2050, ambicionamos ser neutros em termos de carbono em todas as nossas ações e nos produtos e soluções que vendemos. Esta é a nossa missão na Daikin.
Daikin Portugal
Daikin Airconditioning Portugal S.A, nasceu em novembro de 2004, recorrente do processo de aquisição da Esteproar pela Daikin Europe N.V. Com uma presença global em 145 países, é o fornecedor líder de soluções AVAC&R: aquecimento, ventilação, ar condicionado, refrigeração e sistemas hidrónicos (chillers e ventiloconvectores). Em Portugal tem dois escritórios – a sede em Paço de Arcos e sucursal em Vila do Conde.
Com um século de experiência no fabrico de equipamentos AVAC&R, Daikin é o único fabricante envolvido em todas as vertentes do fabrico, vendas e assistência de uma vasta gama de soluções de climatização, com mais de 90 unidades de produção em todo o mundo. Disponibiliza um portefólio completo de produtos, soluções e serviços para os diferentes tipos de aplicação – residencial, comercial e industrial, de forma a responder às necessidades dos nossos clientes. O seu compromisso passa pela dedicação à excelência tecnológica, ao design e às normas de qualidade mais elevadas para que os clientes possam confiar no conforto que proporciona.