Como escolher uma bomba de calor
O que ter em consideração ao escolher a melhor bomba de calor para o seu contexto

As bombas de calor são a nova moda na Europa como uma alternativa sustentável para o aquecimento. Não só conseguem oferecer uma solução "tudo em um" para aquecimento, arrefecimento e água quente, como também utilizam energia renovável. Então, qual é a bomba certa para si?
Há vários tipos de bombas de calor. A bomba certa vai depender das suas necessidades, do seu orçamento e da sua casa. Por isso, antes de investir, vamos analisar as diferentes bombas de calor e ver o que funciona melhor para si.
Uma bomba de calor é a escolha certa para a minha casa?
Uma bomba de calor é eficiente e sustentável. Instalar uma bomba de calor para aquecer e arrefecer a sua casa é uma ótima escolha, tanto para uma nova construção como para uma remodelação.
Como escolher a bomba de calor ideal?
Bomba de calor ar-ar
As bombas de calor ar-ar são geralmente conhecidas como sistemas de ar condicionado. Possuem uma unidade interior e uma unidade exterior, o chamado sistema split. Também pode optar por uma unidade exterior que se liga a até cinco unidades exteriores, o chamado sistema multi-split.
As suas principais funcionalidades são o aquecimento e arrefecimento. Em alguns sistemas multi-split, é possível até efetuar a ligação a um depósito de água quente. São uma solução para uma divisão e a opção cuja instalação é mais fácil e económica. Estão disponíveis em vários tipos: mural (na parede) — que é o mais comum — de chão ou oculta.
Bomba de calor ar-água
As principais funcionalidades das bombas de calor ar-água são o aquecimento, arrefecimento e água quente sanitária através das ligações a emissores.
As bombas de calor ar-água podem ser de baixa ou alta temperatura. Geralmente, possuem uma unidade interior e uma unidade exterior e funcionam através da ligação a vários emissores. Possuem, frequentemente, depósitos de água quente integrados.
As bombas de calor de baixa temperatura destinam-se a sistemas que não exigem temperaturas da água superiores a 65 °C. São ideais para novas construções, visto poderem ser ligadas ao aquecimento por piso radiante, convetores para bomba de calor e radiadores de baixa temperatura.
As bombas de calor de alta temperatura são ideais para casas mais antigas e substituições de caldeiras. Podem ser ligadas a radiadores de temperatura elevada que, por vezes, exigem temperaturas da água até 70 °C, e convetores para bomba de calor.
Bomba de calor geotérmica
As bombas de calor geotérmicas geram calor a partir do solo e são adequadas para novas construções e para a substituição de bombas de calor geotérmicas já existentes. Podem funcionar de forma muito eficiente, mesmo em áreas que atingem temperaturas extremamente baixas. Possuem apenas uma unidade interior e exigem a instalação mais trabalhosa, incluindo a perfuração do chão para encaixar o permutador de calor.
As bombas de calor geotérmicas podem ser instaladas na horizontal ou na vertical.
- Um circuito fechado horizontal inclui tubos dispostos numa superfície horizontal no solo, diretamente abaixo do nível do solo (a aprox. 1-2,5 metros de profundidade). A instalação exige uma área grande, para garantir a extração de calor suficiente do solo.
- Um sistema vertical é composto por tubos dispostos em um ou mais orifícios, a uma profundidade considerável no solo (aprox. 15-120 metros). Exigem um trabalho mais extensivo e tendem a ser usadas quando a área é demasiado pequena para suportar um sistema horizontal.
As bombas de calor geotérmicas podem ser ligadas ao aquecimento por piso radiante, convetores para bombas de calor e radiadores de baixa temperatura.
Bomba de calor híbrida
As bombas de calor híbridas usam uma combinação de energia fóssil, eletricidade e energia renovável. Geralmente possuem uma unidade interior e uma unidade exterior, sendo que a unidade interior funciona como uma caldeira.
As bombas de calor híbridas podem alternar automaticamente entre o funcionamento apenas com bomba de calor, combinado ou apenas a gás para garantir maior eficiência.
São uma boa alternativa às caldeiras de condensação a gás, visto usarem as ligações de gás existentes. Podem ser ligadas a radiadores de alta e baixa temperatura, aquecimento por piso radiante e convetores para bombas de calor.
Bombas de calor energeticamente eficiente ajustadas às suas necessidades
Não existe uma única solução no que diz respeito às bombas de calor. O sistema perfeito vai depender de vários fatores, incluindo as suas necessidades, o seu orçamento e a sua casa.
Consulte instaladores experientes para garantir que vai encontrar a solução mais adequada ao seu estilo de vida.

