


Habituados ao ritmo de vida imparável do século XXI, os clientes dos dias de hoje valorizam todas as oportunidades para relaxar e desfrutar de uma sessão de terapia de compras. A procura pelo bem-estar, e o facto de o conforto dos clientes influenciar o tempo que passam nas lojas e o dinheiro que gastam, é algo de que a cadeia de moda pronta-a-vestir JBC sempre esteve consciente. De facto, ao longo dos últimos anos, a JBC tem colaborado de perto com a Daikin para fornecer o nível de conforto e controlo de climatização ideal em todas as suas lojas.
Mais recentemente, no seguimento da sua procura contínua de formas de otimizar os custos de funcionamento, a JBC conduziu um ensaio no local com a Daikin para avaliar os potenciais lucros gerados pela tecnologia de Temperatura de Refrigerante Variável (VRT). Os resultados do teste foram mais do que conclusivos.
“Ter um clima confortável na loja é essencial para satisfazer e manter os clientes.”
- Gert Laeveren, JBC
Tecnologia VRT posta à prova
Para obter uma comparação precisa dos custos de funcionamento e níveis de conforto da tecnologia VRT, foram utilizadas duas unidades exteriores Sky Air idênticas, ligadas ao sistema de cassete "Round Flow" único da Daikin.
Um sistema utilizado no teste incluía a tecnologia VRT da Daikin, que equilibra a temperatura do refrigerante para corresponder à carga atual da divisão, ao passo que o outro sistema não tinha a função VRT ativada. Para garantir que o tempo de funcionamento e as definições eram idênticos e obter uma comparação precisa, as duas unidades foram ligadas à mesma unidade de controlo remoto, com a mesma temperatura da divisão, velocidade do ventilador, fluxo de ar, etc.
Ambas as unidades exteriores Sky Air foram igualmente ligadas a um contador de kWh para medir o consumo de energia com precisão. Estes dados foram recolhidos a cada minuto do dia, de junho de 2017 a maio de 2018. As leituras constantes foram monitorizadas e relatadas de forma remota utilizando o Serviço na Nuvem Daikin.

Menos custos, mais conforto

A unidade com o VRT ativo teve um desempenho consideravelmente superior em termos de conforto e consumo de energia, tanto para os visitantes da loja como para os funcionários.
Do ponto de vista da eficiência energética, o sistema VRT consumiu até 21% menos energia em condições moderadas, com poupanças anuais registadas de 14%, um valor impressionante. Se multiplicarmos esse valor pelo número total de lojas JBC, temos uma ideia de quanto a JBC pode poupar em custos de funcionamento através da utilização de tecnologia VRT, além de promover o conforto dos clientes enquanto fazem compras e de contribuir para a proteção do ambiente.
Saber mais
-
JBC Vilvoorde Case study DEUEN18-031PDF | 1.19MB