


O Venetian Arsenale, o antigo centro da potência naval de Veneza, foi uma base marítima composta por edifícios de estilo bizantino que ocupava cerca de 15% da cidade. Para preservar estes edifícios históricos, o Ministério das Infraestruturas e Transportes - Autoridade Marítima de Veneza transformou-os em escritórios, casas e instituições culturais. O nosso objetivo era proporcionar a solução de controlo de climatização ideal para fornecer aquecimento e água quente aos edifícios sem perturbar a arquitetura e infraestrutura existentes.
Controlo climático com recurso e sustentável
Decidimos beneficiar do abundante recurso natural na cidade: a água. Para alcançar este objetivo, instalámos um sistema VRV de condensação a água para extrair energia térmica de forma a fornecer aquecimento e água quente ao complexo do Venice Arsenale.
Cada edifício utiliza uma bomba de calor ligada a um sistema de circuito de água que liga vários edifícios no mesmo complexo. Através da instalação do mesmo sistema em cada edifício, o calor em excesso é transferido facilmente de um edifício para outro que necessite de aquecimento ou água quente.
Através deste processo, o nosso sistema VRV de condensação a água atingiu facilmente mais eficiência energética. Também foi a solução perfeita para um projeto de restauro complexo como o Venetian Arsenale, uma vez que é discreto e não perturba a arquitetura existente.

Edifício Generatori

Um dos edifícios mais recentes que tirou partido do projeto de renovação do Venetian Arsenale foi o edifício Generatori. O edifício Generatori, uma estrutura de 3 pisos de 1900 que fornecia eletricidade aos estaleiros, é agora um espaço para escritórios, salas de reuniões e arquivos.
O edifício utiliza um sistema VRV de condensação a água para fornecer aquecimento por baixo do chão à receção no rés-do-chão, às salas de reuniões e à cave, e utiliza unidades ventiloconvetoras para fornecer arrefecimento e aquecimento nos dois pisos superiores do espaço de escritórios. O edifício também inclui unidades de ventilação para assegurar o fornecimento de ar fresco e puro. O sistema de controlo permite que os ocupantes controlem a temperatura das diferentes zonas individualmente, embora as unidades estejam ligadas a um sistema de gestão central.
O nosso sistema VRV foi a escolha ideal para este projeto, uma vez que pôde facilmente ser ligado ao circuito de água para proporcionar um clima estável e confortável com mais eficiência energética.
Resumo da solução

- 1 interface BACnet para ligar o sistema BMS
- 1 Intelligent Touch controller para controlo central
- 1 unidade de ventilação com recuperação de calor (VAM)
- 2 hydroboxes de água quente para fornecimento de água quente
- 20 unidades interiores de conduta para tetos falsos com pressão estática média e 2 com pressão estática elevada
- 2 unidades verticais de chão ocultas
- 8 unidades exteriores VRV de condensação a água com caixas BS para permitir a recuperação de calor
Saber mais
-
DEU129_Venice Arsenale__10july14_Press ReleasePDF | 203.06KB
-
213 Commercial reference cataloguePDF | 3.14MB